Ministra do Meio Ambiente afirma que CAR não deverá ser prorrogado - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Ministra do Meio Ambiente afirma que CAR não deverá ser prorrogado

Ministra do Meio Ambiente afirma que CAR não deverá ser prorrogado

Share This

Na semana passada, em visita a 55ª ExpoLondrina, a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, afirmou que o prazo para o preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) não deverá ser prorrogado. Mantendo essa situação, os produtores rurais terão até o dia 5 de maio para efetuar o cadastro.

Conforme a ministra, nos próximos dias, o governo federal deverá fazer um balanço de como está a situação para aí sim apontar qual o caminho que deverá ser indicado em relação ao CAR. No sul do país, estados como Paraná e Rio Grande do Sul contam com poucos registros feitos até o momento. No caso do Rio Grande do Sul, as normas referentes ao Bioma Pampa ainda são um entrave para que muitos produtores rurais façam o preenchimento do cadastro. “Tem regiões que estão muito bem. Mato Grosso, por exemplo, está com 80% preenchidos.

A região Sul, principalmente por causa do pequeno agricultor, está muito atrasada”, apontou a ministra durante entrevista coletiva em Londrina. Até o momento, no Paraná, 13% da área já estão cadastradas. No Rio Grande do Sul, são apenas 0,4% do total, enquanto Santa Catarina atingiu 23%. A legislação referente ao CAR permite que o prazo seja ampliado por mais um ano. No entanto, a declaração da ministra repercutiu no setor produtivo do Paraná.

A Federação da Agricultura do Paraná (FAEP) encaminhou novo ofício para o governo federal declarando que a não ampliação do prazo é um “desrespeito inominável” aos produtores rurais. No Rio Grande do Sul, a Farsul e a Fetag já pediram a prorrogação do prazo, principalmente, por não estarem definidas as regras para o Bioma Pampa.

De acordo com o governo federal, os produtores que não realizarem o cadastro até o dia 5 de maio sofrerão sanções. Uma das implicações da não realização do cadastro está na viabilização de custeio para as próximas safras. A partir de 2017, os produtores que não realizarem o CAR não obterão crédito junto às instituições financeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages