Folha do Sul Gaúcho |
Em abril, a fábrica da Votorantim Cimentos, em Pinheiro Machado, na região sudeste do Estado, completa 43 anos. Localizada a 370 quilômetros da capital, Porto Alegre, a unidade, inaugurada na década de 1970, tem hoje capacidade de produção anual de 450 mil toneladas de cimento, 380 mil toneladas de clínquer e 12 mil toneladas de calcário agrícola.
Com pouco mais de 12 mil habitantes, Pinheiro Machado tem a economia baseada principalmente na agricultura, pecuária, extração de pedras e produção de cimento. A produção do cimento tem como principal destino o mercado de Porto Alegre e, na unidade, são gerados 240 empregos, entre diretos e indiretos.
A fábrica de Pinheiro Machado fica no quilômetro 126 da rodovia BR-293 (Pelotas-Bagé) e, além dela, a Votorantim Cimentos está presente no Estado nas cidades de Candiota, Charqueadas, Esteio, Caxias do Sul, Passo Fundo e Porto Alegre.
Em parceria com o Senai, a Votorantim Cimentos já desenvolveu no município o Programa Evoluir, cujo principal objetivo é qualificar profissionalmente jovens de baixa renda da região oferecendo formação técnica.
Em 2013, uma turma de 18 alunos concluiu o curso de qualificação de operador de manutenção mecânica e elétrica de máquinas industriais. Além disso, para estabelecer laços sólidos com a comunidade, em 2014 a VC implementou o projeto Capoeira na Comunidade, que teve como público-alvo estudantes das escolas municipais em situação de vulnerabilidade social.
Em 2015, a Votorantim Cimentos e o Instituto Votorantim implementaram, em parceria com o Sebrae e a CACB, o Projeto Ação Cooperada, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico de Pinheiro Machado e demais municípios da região Sul do RS.
Sobre a empresa
Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54.5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12.9 bilhões em 2014. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.
De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.
Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.
Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.
Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.
Obrigado e não deixe de comentar.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.