Inscrições para ENEM começam na próxima semana - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Inscrições para ENEM começam na próxima semana

Inscrições para ENEM começam na próxima semana

Share This


Será possível se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio a partir das 10h da próxima segunda-feira, dia 13 de maio. A informação foi divulgada por meio de edital, publicado no Diário Oficial da União de ontem. Para isso, uma taxa de R$ 35 será cobrada. Os candidatos terão até o dia 29 de maio para realizar o pagamento. As provas estão previstas para ocorrerem nos dias 26 e 27 de outubro. As inscrições poderão ser feitas no site do ENEM (www.enem.inep.gov.br). É preciso lembrar que estão isentos da taxa estudantes matriculados no sistema de ensino público, desde que concluindo o ensino médio.
Além disso, aquele estudante que não está na condição de aluno da rede pública pode declarar carência e comprovar que é membro de família de baixa renda. Também se estiver em situação de vulnerabilidade socioeconômica. É claro que, para isso, o candidato deve contar com documentos comprobatórios da situação de carência no ato da inscrição. Conforme edital, as informações devem ser exatas. Aquele que mentir ao preencher a inscrição poderá responder por crime contra a fé pública e, entre as consequências, será eliminado do exame.
Até mesmo porque o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que é responsável pela aplicação do exame, fará a análise da solicitação de isenção e poderá, então, exigir os documentos comprobatórios da situação de carência declarada em qualquer ocasião. O edital também informa que é responsabilidade do participante do exame “a verificação da solicitação de isenção por meio do sistema de acompanhamento da inscrição, no site do INEP”.

Correções
No início do ano, estudantes do país procuraram a Justiça pedindo a revisão de suas provas de redação, que baixaram consideravelmente suas notas. Entre eles, dois bageenses: Thaniza Ferraz de Borba e Lucas Almeida Figueiredo. Mas logo após conseguirem a revisão, passou uma circular nas redes sociais de várias redações com erros gramaticais e, ainda, sobre, por exemplo, como fazer um macarrão instantâneo. Diante disso, o Ministério de Educação anunciou que irá aumentar o rigor na análise dos textos.
Na quarta-feira, o MEC informou que a ideia é aprimorar a correção. O edital prevê que serão anuladas redações que apresentem "parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto".
O MEC também decidiu diminuir de 200 para 100 a nota de discrepância que leva as redações para um terceiro corretor. Até então, todas as redações do ENEM são submetidas a dois corretores, mas quando a diferença de notas era superior a 200 pontos, a redação era submetida a uma terceira avaliação. Se, na edição 2013, não houver um consenso entre os três examinadores, a redação vai para uma banca examinadora, que dará a nota final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages