Miolo realiza primeira colheita mecanizada noturna no Brasil - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Miolo realiza primeira colheita mecanizada noturna no Brasil

Miolo realiza primeira colheita mecanizada noturna no Brasil

Share This

Uma técnica pioneira no Brasil foi empregada na região da Campanha esta semana: a colheita noturna mecanizada de uvas. A responsável pelo pioneirismo foi a Vinícola Seival Estate, integrante do Grupo Miolo, uma das principais empresas do setor no mercado nacional. A empresa, localizada em Candiota, utilizou a máquina da marca Pellenc, fabricada na França, para realizar o processo nas madrugadas de terça e quarta-feira, em parte dos 200 hectares de vinhedo do Seival, que correspondem a cerca de 20% de toda a área agrícola do grupo. Os trabalhos iniciavam por volta das 3h e prosseguiam até 6h ou 7h.

Para essa inovação, a Miolo adquiriu o equipamento e fez a reforma dos vinhedos para viabilizar a colheita mecânica, decisão tomada pela empresa por dois aspectos, conforme o enólogo Miguel Ângelo Vicente Almeida: a possibilidade de obtenção de custos mais baixos e a dificuldade de encontrar trabalhadores para atender a demanda tanto da vinha quanto da adega.
Com a adoção da colheita mecanizada, os vinhos se beneficiam da nova técnica pela precisão e velocidade para o processo. Também se possibilita condições de se ter o planejamento do dia e hora da colheita, conforme seu grau de maturação, o que não era possível com o trabalho manual, indica a empresa. De acordo com a Miolo, a nova tecnologia poderá contribuir, a médio e longo prazo, com a especialização profissional do segmento, além de suprir necessidades da região, devido à escassez de mão de obra.

Almeida explica que a escolha da colheita noturna também se deu pelas características da uva branca sauvignon blanc, que precisa de temperatura ambiente menor.  “Durante a madrugada, a uma temperatura mais baixa, a uva está gelada e apresenta uma preservação aromática diferente da fruta colhida durante o dia a altas temperaturas. Além de aromas bastante destacados, o período mais frio preserva as cores verdes do mosto, influenciando não apenas no sabor do vinho, como também em sua coloração”, ressalta.

Conforme a Miolo, a uva foi colhida a uma temperatura de 13ºC, mais de 20ºC abaixo do que é registrado durante a colheita diurna. Almeida enfatiza que o esforço do trabalho na madrugada será recompensado de forma positiva com um produto de qualidade. Em junho, chegará ao mercado o Miolo Reserva Sauvignon Blanc 2016, fruto dessa iniciativa pioneira realizada nas madrugadas da Campanha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages