Uma técnica pioneira no Brasil foi empregada na região da Campanha esta semana: a colheita noturna mecanizada de uvas. A responsável pelo pioneirismo foi a Vinícola Seival Estate, integrante do Grupo Miolo, uma das principais empresas do setor no mercado nacional. A empresa, localizada em Candiota, utilizou a máquina da marca Pellenc, fabricada na França, para realizar o processo nas madrugadas de terça e quarta-feira, em parte dos 200 hectares de vinhedo do Seival, que correspondem a cerca de 20% de toda a área agrícola do grupo. Os trabalhos iniciavam por volta das 3h e prosseguiam até 6h ou 7h.
Para essa inovação, a Miolo adquiriu o equipamento e fez a reforma dos vinhedos para viabilizar a colheita mecânica, decisão tomada pela empresa por dois aspectos, conforme o enólogo Miguel Ângelo Vicente Almeida: a possibilidade de obtenção de custos mais baixos e a dificuldade de encontrar trabalhadores para atender a demanda tanto da vinha quanto da adega.
Com a adoção da colheita mecanizada, os vinhos se beneficiam da nova técnica pela precisão e velocidade para o processo. Também se possibilita condições de se ter o planejamento do dia e hora da colheita, conforme seu grau de maturação, o que não era possível com o trabalho manual, indica a empresa. De acordo com a Miolo, a nova tecnologia poderá contribuir, a médio e longo prazo, com a especialização profissional do segmento, além de suprir necessidades da região, devido à escassez de mão de obra.
Almeida explica que a escolha da colheita noturna também se deu pelas características da uva branca sauvignon blanc, que precisa de temperatura ambiente menor. “Durante a madrugada, a uma temperatura mais baixa, a uva está gelada e apresenta uma preservação aromática diferente da fruta colhida durante o dia a altas temperaturas. Além de aromas bastante destacados, o período mais frio preserva as cores verdes do mosto, influenciando não apenas no sabor do vinho, como também em sua coloração”, ressalta.
Conforme a Miolo, a uva foi colhida a uma temperatura de 13ºC, mais de 20ºC abaixo do que é registrado durante a colheita diurna. Almeida enfatiza que o esforço do trabalho na madrugada será recompensado de forma positiva com um produto de qualidade. Em junho, chegará ao mercado o Miolo Reserva Sauvignon Blanc 2016, fruto dessa iniciativa pioneira realizada nas madrugadas da Campanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.
De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.
Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.
Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.
Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.
Obrigado e não deixe de comentar.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.