Promotor diz que "maioridade penal remonta lei de 1940" - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Promotor diz que "maioridade penal remonta lei de 1940"

Promotor diz que "maioridade penal remonta lei de 1940"

Share This

Filho defendeu aprovação de PEC que diminui maioridade penal para 16 anos.
Em entrevista à reportagem do Mundo Piratini, o promotor de Pinheiro Machado e Pedras Altas Adoniran Lemos Almeida Filho, 39 anos, que também atua como substituto no município de Piratini, ponderou sobre a redução da maioridade penal no Brasil.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estava estagnada à mais de 20 anos voltou a ser pautada pelo Congresso Nacional. O projeto prevê a mudança de maioridade penal de 18 para 16 anos de idade.

Sobre o tema, Filho assinalou que a lei que estipula a idade mínima para a responsabilização penal é da década de 40. "Sem entrar nesse maniqueísmo que as coisas tem que ser totalmente boas ou totalmente ruins. A nossa maioridade penal remonta uma lei de 1940, que por sua vez teve todos seus trâmites legislativos na época. Essa lei é um reflexo da sociedade que nós tínhamos há praticamente 100 anos atrás. Naquela época quem tinha 18 anos vivia em comunidades rurais, sob a responsabilidade dos pais e sem independência financeira", enfatizou.

"A menoridade civil e a menoridade eleitoral foram atualizadas por que no último século tivemos uma evolução cultural e da sociedade. Vejo que necessariamente as leis vão se atualizando com o tempo", emendou Adoniran.

"Eu vejo alguns argumentos que acabamos dando rizada. Como promotor e trabalhando na execução penal, hoje em dia é difícil de colocar qualquer pessoa na cadeira, independente da idade. O que se está abrindo na verdade é o canal de discussão disso", destacou, ao opinar que deve ser aprovada uma medida conciliatória. 

Por derradeiro, Filho concluiu ratificando que faz-se necessário uma mudança. "Sou obrigado a dizer que há uma necessidade imperiosa de fazermos alguma modificação. Se ela vai ser boa ou ruim, só a experiência vai nos dizer", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages