Construção de nova usina termelétrica em Pedras Altas gerou polêmica ambientalista - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Construção de nova usina termelétrica em Pedras Altas gerou polêmica ambientalista

Construção de nova usina termelétrica em Pedras Altas gerou polêmica ambientalista

Share This
Resultado de imagem para ute ouro negro

O Ibama deve conceder, nesta semana, a licença prévia para a construção de uma nova usina termoelétrica a carvão no Brasil, a Ouro Negro, planejada para ser construída aqui na região de Candiota.

O projeto é criticado por ambientalistas, alegando que vai contribuir para o aumento das emissões de gases de efeito estufa e também aumentar em 25% o consumo de água em uma região já considerada crítica em termos de oferta hídrica. As questões foram levantadas por pesquisadores do Instituto de Energia e Meio Ambiente, que analisaram os impactos que podem ocorrer com o funcionamento da usina.

A região de Candiota, onde a usina está sendo planejada, é a principal produtora do Brasil de carvão mineral. Já abriga um polo de termoelétricas: as usinas Presidente Médici A e B e Candiota 3, além de mais uma em construção, a Pampa Sul.

Com a instalação da Ouro Negro, empresa que conta com capital chinês, haverá um aumento na captação de água do Arroio Candiota. Vai representar um aumento de 25% sobre a captação que já ocorre hoje, elevando para 70% a participação das termoelétricas no total de água consumida na região. Toda essa água vai para o resfriamento das máquinas das usinas durante a produção de energia.

Questionado sobre o estudo, o técnico André Raymundo Pante, coordenador de regulação da Agência Nacional de Águas – ANA - reconheceu que as termoelétricas vão consumir 70% da água da região, mas alegou que os outros consumos não serão prejudicados. Ele afirmou também que a outorga pode ser revista se houver uma mudança de cenário, como uma seca grave.

A Ouro Negro afirmou que o projeto "foi desenvolvido empregando tecnologias selecionadas entre as mais modernas disponíveis no mercado mundial para geração de energia, com destaque para a racionalização do uso de água". Disse também que "o abastecimento de água para o empreendimento baseia-se na utilização de volumes armazenados em reservatório no Arroio Candiota, cuja finalidade é justamente garantir a água necessária para a usina, sem comprometer os demais usos, atuais e futuros".

O projeto é criticado por ambientalistas, que alegam que vai contribuir para o aumento das emissões de gases de efeito estufa e também aumentar em 25% o consumo de água em uma região já considerada crítica em termos de oferta hídrica.

Os pesquisadores do Instituto de Energia e Meio Ambiente defendem que outras alternativas tecnológicas deveriam ter sido consideradas, no projeto da usina Ouro Negro, para evitar o uso da água, como o resfriamento a ar.

A usina Ouro Negro terá capacidade de geração de 600 megawatts. O instituto estimou ainda que a usina deve contribuir com um aumento de 7% das emissões de gases de efeito estufa do sistema elétrico brasileiro, em comparação com os valores apresentados no relatório do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases, de 2014.

O Ibama informou que "a bacia aérea tem capacidade para receber a termoelétrica, uma vez que nem todos os empreendimentos previstos para a região foram instalados."

Fonte: Clic RBS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages