Escrito por: Tainã Valadão
Foto: Tainã Valadão
Jornal Tradição Regional
Desde o início da era medieval, a maçonaria influencia direta e indiretamente nas mais diversas decisões da humanidade. Contudo, mesmo deixando de ser uma sociedade secreta e passando a ser apenas discreta, ainda existe uma série de indagações e muita curiosidade pela maior parte da população.
Em Pinheiro Machado, a loja maçônica Luz e Ordem II n° 16 completa em 2016 seus 110 anos. Os maçons do município tiveram participação em diversos feitos de Cacimbinhas, tanto de origem política quanto social. Em dezembro do ano passado, foi escolhido o novo venerável mestre da loja pinheirense.
Márcio Jorge Escalante Medeiros, 48 anos, teve sua iniciação na maçonaria em 2003, e após passar por aprendiz, companheiro e se tornar mestre ocupando por duas vezes o posto de vigilante, foi indicado para assumir por um ano o cargo mais alto de uma loja, como venerável mestre.
Em Cacimbinhas primeiramente reúnem-se os mestres instalados; ou seja, aqueles que já foram veneráveis mestres. Desta reunião um nome é definido para o cargo e após o mesmo ser convidado, passa pela sanção dos demais mestres da loja. “A obrigação de um venerável acima de tudo é manter a união entre os irmãos, fazendo com que o grupo seja unido estaremos evitando a discórdia”, explica Márcio, sublimando sua felicidade com a oportunidade.
Além do novo venerável mestre, foram eleitos outros postos, como: 1° vigilante; 2° vigilante; orador; guarda da lei; secretário; tesoureiro; mestre de cerimônias; e hospitaleiro.
Projetos
Com eleições anuais, Márcio visl...Clique aqui e siga lendo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.
De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.
Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.
Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.
Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.
Obrigado e não deixe de comentar.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.