Até o fim desta semana, os contribuintes precisam ficar atentos para duas datas de vencimento do IPVA 2016, conforme o final da placa do veÃculo. Esta quarta-feira, 6, é o último dia de pagamento para veÃculos com o final "2" e, na sexta-feira, 8, vence o prazo para a numeração que termina em "3". O proprietário que não respeitar esses prazos perderá os descontos dos programas do Bom Motorista e do Bom Cidadão, mais os encargos de multa e juros pelo atraso.
Já para a próxima semana, o calendário prevê mais três datas: dia 11 (segunda-feira), placas com a numeração final “4”; na quarta-feira, dia 13, final “5” e, na sexta-feira seguinte, dia 15, final “6”. As placas com final "7", "8", "9" e "0" tem vencimento nos dias 18, 20, 25 e 27 de abril, respectivamente.
Os condutores que não receberam multas de trânsito nos últimos três anos seguem com a dedução de 15% – para quem não foi multado há dois anos, o percentual é de 10%, e para quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%. Já a participação no programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) dará aos proprietários de veÃculos que acumularam no mÃnimo 100 notas fiscais mais 5% de desconto, válidos para pagamentos antecipados ou não.
Com a finalidade de antecipar toda a arrecadação ainda no primeiro quadrimestre do ano, a concentração do calendário de pagamento conforme o final das placas ao longo do mês de abril é a principal novidade do IPVA para 2016.
Serviço
Quem paga? Todos os proprietários de veÃculos automotores fabricados a partir do ano de 1997.
Como pagar? Para realizar a quitação do imposto, o proprietário deverá apresentar certificado de registro e licenciamento de veÃculo. Junto com o IPVA, é possÃvel pagar o seguro obrigatório (DPVAT), licenciamento e multas de trânsito.
Onde pagar? Nas agências do Banrisul, Bradesco, Itaú, Sicredi e Banco do Brasil (somente para clientes).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na polÃtica de comentários serão rejeitados.
De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nÃvel. Caso tenha dúvida consulte a PolÃtica de comentários.
Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.
Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.
Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.
Obrigado e não deixe de comentar.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.