“Manifesto é contra a vontade dos prefeitos, mas necessário”, diz Folador - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
“Manifesto é contra a vontade dos prefeitos, mas necessário”, diz Folador

“Manifesto é contra a vontade dos prefeitos, mas necessário”, diz Folador

Share This

Nesta sexta-feira, pelo menos 450 prefeituras gaúchas devem paralisar suas atividades para integrar um manifesto organizado, no Estado, pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), denominado de Movimento do Bolo.

Presidente da Famurs e prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador conversou com a coluna do Jornal Folha do Sul, ontem, e expôs que o ato terá dois objetivos principais: o primeiro, demonstrar à sociedade as dificuldades financeiras enfrentadas pelos gestores municipais, em especial pela diminuição de repasses de impostos como o ICMS e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que, em 2015, deve chegar a R$ 776 milhões. “Esse manifesto é contra a vontade dos prefeitos, mas necessário para chamarmos a atenção.

A gente entende e reconhece que a população deve cobrar por bons serviços. Sabemos que a demanda é crescente, o que é natural, e que precisamos trabalhar, mas sem recursos isso se torna quase impossível”, apontou.

Na região, Aceguá, Bagé, Candiota e Lavras do Sul já confirmaram adesão aos protestos que, além de paralisar os atendimentos – com exceção dos serviços essenciais – deve culminar com um bloqueio parcial em uma rodovia, possivelmente em um dos acessos à Rainha da Fronteira.

O segundo ponto que motiva o evento, segundo Folador, é chamar a atenção dos governantes. De acordo com ele, encontros com a presidente Dilma Rousseff e com o governador José Ivo Sartori já foram solicitados e aguardam confirmação das agendas. “Precisamos rever o retorno de valores para os municípios.

Assim como os farrapos lutaram por 10 anos por um ideal, nós lutaremos, mas sem armas, por um novo pacto federativo. Todos os prefeitos querem construir novas escolas, investir na sua cidade, mas, para isso, esse cenário de distribuição de verbas precisa mudar”, argumenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages