Formada equipe para inventário bibliográfico do Castelo de Pedras Altas - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Formada equipe para inventário bibliográfico do Castelo de Pedras Altas

Formada equipe para inventário bibliográfico do Castelo de Pedras Altas

Share This
Petição busca defender local histórico

Um petição on-line alerta para a necessidade de proteção do Sítio Histórico da Granja e Castelo de Pedras Altas. Está disponível no site avaaz.org (petições da comunidade). Destinado ao governo do Rio Grande do Sul, busca assinaturas para chamar atenção para a manutenção do patrimônio histórico e cultural. Há um ano, o Ministério Público de Bagé, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Secretaria de Cultura do Estado, assim como Prefeitura de Pedras Altas e produtores culturais reuniram-se em busca de soluções para o caso. A venda iminente (por vontade dos herdeiros) fez com que fossem definidas uma série de estratégias. O acompanhamento da venda, pelos órgãos, é uma dessas estratégias, assim como um inventário de tudo o que há no espaço.
O primeiro promotor de Justiça da Promotoria de Justiça Especializada de Bagé, Éverton Luís Resmini Meneses, comentou que uma reunião, no final do mês de agosto, definiu que o Iphan disponibilizará dois bibliotecários, e o Ministério Público Estadual, um historiador: isso para que seja feito um inventário bibliográfico do acervo do castelo. Ainda não há uma data para o início do trabalho. Além disso, Meneses informou que os proprietários receberam uma proposta para compra do imóvel. Foram ofertados R$ 8, 5 milhões por uma instituição de Moçambique. Uma investigação ocorre para verificar a atuação da instituição. Meneses afirma que está preocupado com a venda, ao lembrar que a ideia é de que quem adquirir o patrimônio, não só se responsabilize pela preservação do imóvel, mas pelo acervo que há no complexo.
É por isso que um produtor cultural atua em busca de uma instituição. Esse trabalho está focado em São Paulo. Já há dois interessados. Meneses lembrou que o patrimônio já foi oferecido ao poder público, porém, até agora, não houve manifestação de interesse em adquirir o imóvel. O promotor reiterou o compromisso no sentido de fiscalizar a atuação de futuros compradores. Lembrou, ainda, que quem adquirir a granja e o castelo deverá seguir diretrizes estabelecidas tanto pelo Iphan como pelo Iphae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages