Emater divulga balanço dos prejuízos da chuva para a produção rural - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Emater divulga balanço dos prejuízos da chuva para a produção rural

Emater divulga balanço dos prejuízos da chuva para a produção rural

Share This

A gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar divulgou, ontem, um levantamento sobre os prejuízos da elevada precipitação dos últimos dias para as atividades rurais do Estado. O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 24 e levou em conta informações das áreas rurais dos 80 municípios mais atingidos, dos quais 18 decretaram estado de emergência.

Na fruticultura, a perda média foi de 32%, com as frutas cítricas mais atingidas. Ao todo 2 868 hectares de 875 produtores foram afetados.

Nas verduras, foram atingidos 1 587 hectares. Alface, batata-doce e a cebola, das culturas olerícolas, foram as que sofreram mais danos. Um total de 1 157 hectares foi prejudicado pelas chuvas. As perdas variaram entre um mínimo de 20% e um máximo de 50%, atingindo 1 694 produtores gaúchos.

Nos grãos, segundo a Emater, o trigo foi a cultura mais impactada. Mesmo assim, apenas 5% do total estimado para esta safra, 46 mil hectares tiveram algum tipo de dano com relação à erosão de solo e perda de insumos (sementes, adubos, etc), causada também pela erosão do solo. As chuvas também prejudicaram a produção leiteira atingindo uma média de cinco mil produtores gaúchos. No período de 22 dias, 310 mil litros diários de leite não foram coletados, por problemas de escoamento ou por estresse animal (diminuição na produção).

A Emater também informa que, dos 80 municípios mais atingidos pelas chuvas, 286 comunidades rurais tiveram problemas com o escoamento da produção, com 4 650 km de estradas afetadas. Além disso, 595 construções e instalações (casas, galpões, etc) tiveram algum tipo de dano e, nesse período de chuvas, 872 famílias ficaram sem acesso à água potável.

A entidade ressalta, no informativo, que os números são preliminares, podendo, com a evolução das atividades e culturas, sofrerem modificações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages