Uma Cacimbinhas que não faz frio: Conheça as semelhanças que essa cidade possui com a nossa - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Uma Cacimbinhas que não faz frio: Conheça as semelhanças que essa cidade possui com a nossa

Uma Cacimbinhas que não faz frio: Conheça as semelhanças que essa cidade possui com a nossa

Share This

O município de Cacimbinhas teve origem no Sítio Choan, onde caçadores vindos de Pernambuco acampavam. Próximo ao sítio havia uma cacimba (poço) junto a um pé de limoeiro.

Com o movimento das pessoas que paravam para descansar no local, outras cacimbas foram abertas, daí o nome Cacimbinhas.Segundo dados do IBGE o gentílico de cacimbinhas é Cacimbinhense.

Cacimbinhas tem dois pontos de interesse turístico: a Serra do Cruzeiro, onde existe a capela de São Francisco, datada de 1830, e o castelo medieval da Fazenda Alfredo Maya. 

 A animação da população está sempre presente nas suas festas: Baile de Sábado de Aleluia; Arraial Cultural em junho; festa da padroeira Nossa Senhora da Penha no dia 8 de setembro; festa da emancipação política dia 19 de setembro. 

Lazer


Cacimbinhas é pouco desenvolvida em relação a capital da sua microrregião, Palmeira dos índios, mas com alguns lugares ótimos para se visitar.

Em 2013, foi inaugurada a praça popularmente conhecida como "Praça do Liceu", referente á escola que está de frente com a praça. Essa atração não atraiu somente pessoas, mas pontos de lanches que fazem sucesso, entre eles duas lanchonetes e uma tapiocaria.

Existem também outras três praças, que são: "Praça 19 DE SETEMBRO", "PRAÇA ALFREDO MAIA" e "praça do prato chique", também popularmente conhecidas assim.Também conta com uma pizzaria,e, em frente da "praça da prefeitura", uma vendinha de Batata fritas e uma lanchonete.

Educação


Cacimbinhas contém escolas municipais uma estadual e outra particular, entre as municipais se destaca o Colégio Municipal Liceu Cacimbinhense e o Coronel Dezinho Duarte, e a escola estadual Muniz Falcão, a outra que é particular e o Centro Educacional Professora Darcy Duarte de Amorim (CEDDU), que conta com o ensino infantil, fundamental e técnico.

Comércio


Cacimbinhas conta hoje, com, aproximadamente, mais de 10 mercadinhos e Supermercados espalhados pela cidade, também conta, com aproximadamente,com mais de 5 lojas especializadas em roupas e calçados, e, aproximadamente, quatro lojas especializadas em móveis e eletro. Já no setor farmacêutico, existem mais de 5 farmácias em todo o município.

Saúde


Existe um hospital não particular que está apto para atender pacientes com doenças não graves (gripes, desmaios, diabetes, pressão alta etc, além de existir "postinhos" nos povoados e alguns sítios.Também conta com uma base do SAMU 24 horas, com ambulâncias super equipadas e profissionais aptos para o serviço.

Religião


Hoje, existem oito igrejas ( Igreja Católica, Congregação Cristã no Brasil, Assembleia de Deus, Igreja Batista, Igreja Evangélica do Fundamento Bíblico,Igreja Mundial do poder de de Deus e Salão do Reino das Testemunhas de Jeová)(igreja adventista do sétimo dia que reside no povoado minador do lúcio).

Na ordem de maior número de participantes, estão: Igreja Batista (190 participantes), Assembleia de Deus (150 participantes), Congregação Cristã no Brasil (100 participantes),Igreja Católica(200 participantes) Testemunhas de Jeová (n° não especificado), Igreja evangélica do Fundamento Bíblico (50 participantes) e Igreja Mundial do poder de Deus (20 participantes ou menos).

Esporte


Cacimbinhas conta com uma escola de futebol (Escolinha de futebol Novos Talentos). E atualmente conta com dois times de futebol de campo, sendo eles o Tiradentes FC (o mais antigo) e o Brasil Cacimbinhense FC, no futsal conta com a equipe do City Cacimbinhense que representa a cidade em campeonatos municipais, conta também com a equipe, Futebol Clube Celebridades Cacimbinhas, time este com muitos títulos municipais, o F. C. Celebridades Cacimbinhas é o principal representante da cidade nos campeonatos regionais nas modalidades, futebol society e futebol de salão.

Com todas essas informações, podemos perceber algumas semelhanças entre a cidade alagoana e a nossa Pinheiro Machado, também popularmente conhecida como Cacimbinhas. 

Essa semelhança me chamou muito a atenção, quando vi uma postagem em um grupo do Facebook, que mostrava um pouco da história da cidade que tem muitos pontos parecidos com a nossa.

A grande diferença entre elas é que a temperatura mínima lá em Alagoas é 21º C, enquanto que em Pinheiro Machado/RS, os invernos são congelantes e as temperaturas baixam de 0ºC.

Os créditos a descoberta dessa informação dedicamos ao nosso amigo Nikão Duarte, que foi quem a publicou no Grupo do Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages