1º de Maio: Dia para relembrar as lutas - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
1º de Maio: Dia para relembrar as lutas

1º de Maio: Dia para relembrar as lutas

Share This

Marcado como um dia de comemoração e valorização das lutas dos trabalhadores, o dia 1º de maio, este ano, no Brasil, não traz perspectivas positivas. Projeto de terceirização, trabalhadores sem carteira assinada, assédio moral e sexual são apenas alguns dos problemas enfrentados por quem precisa trabalhar.

A presidente do Sindicato dos Comerciários (Sindicom), Mara Denise Caldeira Aveiro, afirma que o momento é de reforçar as lutas. “Atendemos aqui mais de 3,5 mil funcionários do COMÉRCIO. E, em pleno século 21, ainda recebemos muitas denúncias de assédio moral, assédio sexual, trabalhadores sem carteira assinada, trabalhando mais que as oito horas diárias”, conta. Ela ainda destaca que o trabalhador não tem muito o que comemorar. “Todas as conquistas que tivemos com a CLT estão indo por água abaixo.

Muita mudança na lei trabalhista está acontecendo. Além do trabalhador não conquistar, ainda está perdendo o pouco que tinha de direito”, comenta. Mara acrescenta que o trabalhador, hoje, comemora sua perseverança, sua força por buscar algo melhor e, acima de tudo, a luta por sua dignidade.

Histórico


A História do Dia do Trabalho relembra o ano de 1886, em Chicago, nos Estados Unidos. Naquele dia, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada, de 13 para oito horas diárias, e ainda realizaram no pais uma greve geral. Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes.

Esse fato gerou revolta nos empregados, provocando outros enfrentamentos com a policia. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes, resultando na morte de 12 protestantes e deixando dezenas de pessoas feridas. 

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado sempre em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que se tornou oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1941, foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, às relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Jornal Folha do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages