Parque tecnológico prevê desenvolvimento da região - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Parque tecnológico prevê desenvolvimento da região

Parque tecnológico prevê desenvolvimento da região

Share This
Folha do Sul Gaucho
Com a finalidade de gerar desenvolvimento para a região, o Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSul) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) criam projeto para a instalação de um parque tecnológico. A proposta do empreendimento é gerar emprego, renda e a parceria entre as instituições de ensino.
De acordo com o diretor geral do IFSul do campus Bagé, Leandro Camargo, a proposta é inovadora. “Não existe, na região, nenhuma proposta como essa. A ideia surgiu quando um de nossos professores inscreveu um projeto para a candidatura do polo tecnológico. Como não fomos contemplados, começamos a trabalhar na ideia do parque”, afirma.
Segundo ele, será um espaço para a instalação de empresas que busquem alternativas para os problemas da região. “Hoje, estamos exportando nossa mão de obra qualificada – formada em nossas instituições -, pois não existe onde esses egressos trabalharem. Com esse objetivo, de desenvolvimento regional, o parque será um espaço para que essas empresas possam ser criadas”, pontua.

Outro ponto importante destacado por Camargo é a incubadora de empresas. “Esse será o espaço que os alunos terão para ganhar conhecimento no cenário real. O parque tecnológico será uma instituição com CNPJ próprio, estatuto e órgão deliberativo (conselho com representantes de todas as entidades que fizerem parte do projeto). O local para a instalação da estrutura ainda não foi definido”, acrescenta.
Camargo afirma que a Ideau e a Embrapa já se mostraram parceiros no projeto. “Estamos, no momento, aguardando o posicionamento da Urcamp, e já trabalhamos para integrar a Emater e a Fepagro na parceria”, diz. O primeiro contato político para encaminhamento do projeto aconteceu na quarta-feira, com o deputado federal Luiz Fernando Mainardi. “Ele se mostrou muito interessado e já nos mostrou caminhos que podemos percorrer para apoio”, pontua.

Gestão
O diretor do IFSul ainda completa que a estrutura prevê a criação de 10 salas – que devem abrigar 10 empresas. “A área prevista no projeto é de cinco hectares, podendo ser expansível. Fora isso, o polo será retroalimentado. Ou seja, toda sua manutenção será realizada através dos aluguéis das empresas e dos projetos que delas surgirem”, destaca.
Camargo coloca que no primeiro momento o eixo de trabalho será voltado para as áreas de tecnologia e sistemas de informação. “Esperamos que, dentro de seis meses, já estejamos iniciando algo. Ainda que o Parque Tecnológico não saia por enquanto do papel, o IFSul e a Unipampa criarão a incubadora de empresas, voltada para a mão de obra dos egressos”, encerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages