Governo dificulta acesso ao seguro desemprego, abono salarial e pensão por morte - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Governo dificulta acesso ao seguro desemprego, abono salarial e pensão por morte

Governo dificulta acesso ao seguro desemprego, abono salarial e pensão por morte

Share This
 
Vai ficar mais difícil obter o seguro-desemprego, o abono salarial e pensão por morte. O anúncio das medidas provisórias foi feita hoje (29) pelo ministro da Casa Civil, Aloízio Mercadante. Os textos serão publicados amanhã (30) no Diário Oficial da União. Entre as mudanças está a triplicação do período de trabalho exigido para que o trabalhador requeira pela primeira vez o seguro-desemprego. O tempo de contribuição será elevado de seis para 18 meses seguidos para liberação dos recursos. Para solicitar o benefício pela segunda vez, será preciso ter trabalhado por 12 meses seguidos. Na terceira vez, o período continuará sendo de seis meses.
No caso da pensão por morte, será instituido um prazo de carência de 24 meses de contribuição para que o dependente do segurado obtera o benefício. E será preciso que o trabalhador esteja pagando a Previdência na data da morte. Será ainda estabelecido um prazo mínimo de dois anos de casamento ou união estável para que o cônjuge consiga a pensão. Atualmente, não nenhum desses prazos. O cálculo do valor do benefício também muda. Será de 50% mais 10% por dependente, até o limite de 100%.
Outro benefício que será limitado pelo governo é o abono salarial, que equivale a um salário mínimo e é pago anualmente aos trabalhadores que recebem remuneração mensal de até dois mínimos. Atualmente o dinheiro é pago a quem tenha exercido atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias no ano, consecutivos ou não. Com a medida provisória, só poderá obter o benefício quem tenha trabalhado por seis meses. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages