Confirmada nova usina em Candiota - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Confirmada nova usina em Candiota

Confirmada nova usina em Candiota

Share This

Obras devem iniciar no primeiro semestre de 2015 Pouco antes das 12h, a notícia chegou: Candiota terá uma nova usina termelétrica. A UTE Pampa Sul, da Tractebel Energia, venceu o leilão A-5. Agora a empresa tem até dezembro de 2018 para construir a usina, em Seival, e a partir de 1º de janeiro de 2019 passa a gerar até 340 megawatts de energia por hora, durante 25 anos. Esta foi a única usina a carvão que ganhou o certame. O investimento é de R$ 1,8 bilhão.

Em Candiota, um telão foi montado na prefeitura municipal para que as pessoas pudessem acompanhar ao vivo o leilão. À tarde, uma carreata saiu da Praça de Dario Lassance, em direção a Seival, para comemorar. O prefeito Luiz Carlos Folador está muito empolgado com a novidade. "É um novo marco na geração de energia, pois é um projeto moderno, de uma empresa tradicional no setor. E para o município é importante pela geração de empregos, principalmente, porque Seival está mais distante e os moradores precisam de oportunidades. Também contam os novos tributos para o município, assim como este empreendimento pode atrair outras empresas para cá. Para o País também é fundamental, pois o carvão é a fonte mais firme de energia", defende.
O prefeito de Hulha Negra, Erone Londero, também está satisfeito com a chegada deste novo empreendimento. "A empresa será instalada a 10 quilômetros do centro hulha-negrense, então acredito que além dos empregos que serão gerados na usina, vai fomentar o comércio e serviços daqui", acredita. Erone adianta que, como terá uma barragem na divisa entre os dois municípios, já há uma tratativa para que a água seja utilizada para abastecer parte da população de Hulha Negra, já que o município é abastecido com poços artesianos.
Para o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan, este leilão define uma nova fase para o setor carbonífero. "Esta é uma grande conquista, que abre as oportunidades. Desde 2005 nenhum projeto termoelétrico era contratado (o último foi a Fase C da CGTEE, também de Candiota). Isso mostra que temos potencial e que Candiota tem vocação para expandir e teremos outros projetos nesta região", prospecta. De acordo com Zancan, o trabalho da Frente Parlamentar do Carvão, presidida pelo deputado federal Afonso Hamm (PP), foi determinante nas articulações políticas para que o governo desse condições iguais a todos os tipos de geração de energia.

A instalação
A partir de agora, a UTE Pampa Sul precisa da licença de instalação, que é emitida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e pode levar de três a seis meses. De acordo com o diretor presidente da Tractebel Energia, Manoel Zaroni, neste período não se pode iniciar a obra. "Nós trabalhamos com o prazo de três meses. Já estamos com o projeto ambiental adiantado e a previsão é que a construção seja executada em quatro anos", informa.

Os empregos
Segundo Zaroni, serão contratadas 1,8 mil pessoas para a obra e a preferência são os profissionais da região. "Agora vocês vão poder conhecer melhor a Tractebel. Nossa empresa valoriza muito a região onde está instalada e as pessoas que ali vivem. Certamente a prioridade é a mão de obra local, apesar de precisarmos de algumas mais especializadas", afirma. Para a operação, cerca de 300 funcionários devem ser contratados.
Folador complementa dizendo que haverá cursos de qualificação em Candiota, justamente para atuação nesta área, através dos projetos Semeando Cidadania, Pronatec, Jovem Aprendiz e Senai. O deputado estadual Luís Augusto Lara anunciou que será implementado o Pronatec Carvão nos municípios de Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Bagé, Santana do Livramento, Lavras do Sul, Caçapava do Sul, Pinheiro Machado e Piratini para preparar os trabalhadores para esta demanda.

A construção
O projeto de construção da UTE Pampa Sul será feito pela empresa chinesa SDEPCI, a qual foi escolhida após uma seleção internacional. A SDEPCI tem experiência em construção e comissionamento de termelétricas e uso de tecnologias avançadas para reduzir ao máximo a emissão de gás carbônico e metais pesados.
A principal diferença em relação a outras usinas termelétricas a carvão em operação no Brasil é a utilização de caldeira do tipo Leito Fluidizado Circulante, que apresenta uma maior flexibilidade a variações na qualidade do combustível e é a mais adequada ao carvão da região. A tecnologia de Leito Fluidizado Circulante está enquadrada como tecnologia de combustão limpa do carvão. Esta já é utilizada em usinas termelétricas da Itália, China, Estados Unidos e México, entre outros países, e garante níveis muito menores de emissão de gases.

A Tractebel
A Tractebel possui larga experiência na operação e manutenção de usinas a carvão. Do total de seu portfólio próprio de 7 027 megawatts, 1 119 megawatts são provenientes de termelétricas. Seu principal empreendimento é o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, Santa Catarina, com capacidade instalada de 857 megawatts. No Rio Grande do Sul, a Companhia possui a Usina Termelétrica Charqueadas, com 72 megawatts de capacidade instalada. Além dessas, a Tractebel opera as termelétricas Ibitiúva e Ferrari, em São Paulo, ambas com bagaço de cana; Lages, Santa Catarina, à biomassa de madeira, e William Arjona, Mato Grosso do Sul, a gás natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages