Seminário discute produção leiteira dos municípios da região - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Seminário discute produção leiteira dos municípios da região

Seminário discute produção leiteira dos municípios da região

Share This

O salão da Igreja Cristo Rei, na Trigolândia, em Hulha Negra foi sede, ontem, do Seminário Regional da Produção Leiteira, evento que tinha como objetivo discutir a elaboração de um projeto que vise ao desenvolvimento da bacia leiteira regional, assim como apontar as principais dificuldades e as estratégias para solucionar os problemas enfrentados pelos produtores de leite.
O seminário reuniu mais de 60 pessoas entre lideranças políticas, produtores e técnicos dos municípios de Aceguá, Candiota, Herval, Hulha Negra, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Piratini. Na abertura, o prefeito de Hulha Negra, Erone Londero, explicou o funcionamento do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) e sobre as vantagens para os municípios pequenos e, na maioria, com população rural, de participar do consórcio. Para Londero, o leite é a grande alternativa para a pequena propriedade, por isso, destaca a necessidade de unir esforços para conseguir recursos. O município de Pinheiro Machado teve como representante na reunião o secretário de agropecuária, Adelino Luiz dos Santos. Conforme o secretário –“esses recursos serão de estrema importância para os produtores na parte de acesso as propriedades e de infraestrutura, pois, o leite é uma das demandas de agregamento de renda das pequenas propriedades e que precisa de uma estrutura adequada” disse.

Produção
O secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Hulha Negra, Carlos Alberto Manzke, destacou a importância de reunir todos os envolvidos na cadeia produtiva do leite. Manzke foi o primeiro a fazer a apresentação sobre a situação da atividade leiteira. Entre os problemas enfrentados em Hulha Negra, o secretário falou da dificuldade no recolhimento do leite nas propriedades, produção e armazenamento de forragem e armazenamento e qualidade da água (seja para consumo, limpeza ou irrigação), dificuldade de acesso dos animais ao local da ordenha, fornecimento de energia elétrica, degradação do solo, genética, entre outras abordagens. Atualmente, Hulha Negra possui mais de 350 produtores de leite. Na sequência, houve a apresentação dos demais municípios. Em Aceguá, conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Osório Brião, as dificuldades são semelhantes.
O município produz 20 milhões de litros de leite por ano, mas o secretário defende que o projeto precisa visar ao melhoramento do valor agregado ao produto. Candiota, Herval e Pedras Altas também falaram das ações de incentivo desenvolvidas pelos municípios e relataram as dificuldades quanto aos alimentos no inverno, visto que a maioria dos animais são criados em campo nativo e, nesse período, a oferta de forragem é menor, consequentemente, causando o decréscimo da produção leiteira. Pinheiro Machado e Piratini destacaram a importância de montar estratégias que solucionem esses gargalos. À tarde, os participantes foram divididos em três grandes grupos que discutiram as principais potencialidades, limitações e propostas para construção do plano municipal e regional para o desenvolvimento da atividade leiteira. O Seminário Regional da Produção Leiteira foi promovido pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) e Fórum Regional de Combate aos Efeitos das Estiagens, com apoio da Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos (Coptec) e da Emater/RS-Ascar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages