80% dos ovinos criados no Estado são da raça Corriedale - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
80% dos ovinos criados no Estado são da raça Corriedale

80% dos ovinos criados no Estado são da raça Corriedale

Share This
Hoje existem cerca de quatro milhões de ovinos no Brasil

Elisabeth Amaral Lemos, uma das produtoras mais assíduas e premiadas da Feovelha, participa da festa desde a primeira edição. São 30 anos de exposição em Pinheiro Machado e 40 de seleção. Quem passa pela Casa da Ovelha pode ver uma mostra dos prêmios já conquistados pela Cabanha Vista Alegre – de Pedras Altas.
Ela conta que começou a lidar com a ovinocultura quando se casou. José Antônio Lemos tomou conta dos negócios do pai e sempre incentivou Elisabeth a fazer o mesmo. Logo ela tomou gosto pelas lides e hoje, viúva há seis anos, é quem está no comando da Cabanha.
“Sempre fui muito incentivada pelo meu marido”, conta a produtora, que defende que todas as mulheres deveriam estar por dentro dos negócios da família, e todos os maridos deveriam incentivar. Foi graças a essa dedicação que ela conseguiu tocar os negócios quando ficou viúva. “Hoje eu continuo a frente da cabanha com muito prazer, eu gosto muito de trabalhar com os ovinos”, afirma.
Ela lembra que a primeira exposição de que participaram foi em Bagé. Depois, pela proximidade de Pedras Altas com Pinheiro Machado, eles vieram para a primeira Feovelha e nunca mais deixaram de expor nesta, que é uma das maiores e mais importantes feiras e festas da ovelha do Rio Grande do Sul.
Elisabeth lembra que quando começou a trabalhar com ovinocultura, o setor ainda vivia tempos de pujança. Com a lã, muito valorizada na época, se abastecia toda a propriedade. Depois veio o declínio e muitos produtores desistiram da ovinocultura. Aqueles que ficaram, acredita, estão colhendo os frutos desta perseverança. “Hoje a carne ovina é muito valorizada”, observa.
“A Cabanha Vista Alegre seleciona ovinos Corriedale - uma raça de duplo propósito, que tem uma lã de excelente qualidade e uma carcaça muito boa também. E a carne dos animais corriedale parece ter caído no gosto popular”, comenta.
 A produtora, que também é presidente da Associação Brasileira de Criadores de Corriedale, diz que o churrasco de ovinos da raça é muito apreciado.
No Rio Grande do Sul 80% dos ovinos criados são Corriedale. A presidente pondera que os produtores do Estado estão em um excelente caminho, se preocupando com a lã e também com a conformação da raça para chegar ao produto carne que o consumidor está procurando.
Dentro das cabanhas o trabalho de aprimoramento genético não para. “A busca é constante, nunca podemos dizer que a raça está pronta”, afirma.
Na edição deste ano a Vista Alegre trouxe filhos do carneiro grande campeão corriedale, adquirido no congresso mundial da raça - que aconteceu há dois anos em São Gabriel. “Foi um investimento muito alto - feito com a cabanha São Matheus, mas que era necessário”, diz.
A busca do produtor é por um animal que atenda as exigências tanto para a produção de lã com para produção de carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages