Novas perspectivas para o hospital do município - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Novas perspectivas para o hospital do município

Novas perspectivas para o hospital do município

Share This
Infraestrutura renovada, implantação de novos serviços e busca por projetos que auxiliem a população é o foco da nova administração da instituição

Pouco mais de seis meses foi o tempo suficiente para o hospital de Pinheiro Machado superar alguns problemas na imagem e ser abraçado pela comunidade. A comissão que assumiu a administração da instituição celebra a sensível mudança realizada nesse período. O próximo passo consiste em estabelecer um novo conceito. "Trabalhamos para que a estrutura se transforme em referência", destaca o vice-prefeito, Ronaldo Madruga, integrante da comissão. Para cumprir os planos de revitalização, os gestores contam com o apoio dos pinheirenses. "As demandas são grandes e os desafios não param de aparecer. Mas temos parceiros empenhados, como os supermercados Mercosul e Wachholz, que ajudam doando alimentos para a instituição", revela.


A implementação de novos serviços, entretanto, deve ser a tônica dos próximos anos. "O foco do governo, de maneira geral, está na saúde. Este é o setor do município que apresenta as principais defasagens e contamos com o Estado em nossas iniciativas. Notamos que os projetos são vistos com bons olhos, justamente por que são ousados", enfatizou Madruga ao destacar também que a intervenção pode ser estendida até 2016. "Este tipo de processo tem validade de 12 meses, mas pode ser renovado por até três períodos iguais. Como a solução está funcionando, creio que isso deve acontecer", acrescenta.

O projeto do Centro de Referência em Oftalmologia, já aprovado em primeira instância, pode representar o marco desta perspectiva de reformulação. "O serviço, que será instalado no hospital, através de convênio com o governo do Estado, visa atender a demanda de mais de 300 mil pessoas, de 11 municípios da região", antecipa. O investimento, estimado em RS 960 mil, é encarado como estratégico pela própria Secretaria Estadual da Saúde, já que o acesso ao hospital é facilitado por ele estar localizado próximo à rodovia, favorecendo assim Pinheiro Machado.

Novos projetos

O futuro do hospital de Pinheiro Machado está atrelado a projetos que começam a sair do papel. Até o final do ano, a instituição deve iniciar a operacionalização do teste da orelhinha, projeto ainda em fase de aprovação. O hospital também deverá receber um novo aparelho de raio-x e um ultrassom digital, que está em fase de implantação: "Os recursos para a aquisição deste aparelhos estavam paralisados há oito anos. Para não perdê-los, concluímos o projeto em 60 dias, viabilizando o uso", sintetiza o vice-prefeito, ao acrescentar que a sala destinada ao equipamento já foi reformada.  A administração ainda trabalha na implantação de uma sala de estabilização, estrutura que permite manter um paciente estabilizado por até 24h antes do deslocamento a um centro de referência, como Rio Grande, Pelotas e Bagé. O investimento, estimado em R$ 100 mil, bem como o custo de manutenção, calculado em R$ 25 mil mensais, serão custeados pelo Estado.

Infraestrutura renovada

A reformulação da frota da saúde complementa a perspectiva de revitalização do setor, e pode favorecer a rotina do próprio hospital. "O município contará com dois veículos novos, ambos de 16 lugares. Um deles será utilizado para o transporte de pessoas que se tratam em Pelotas com quimioterapia, e o outro será destinado aos deslocamentos para Porto Alegre. Isso libera veículos menores da frota, e traz mais conforto e economia"; enfatiza.

Nos próximos meses, Pinheiro Machado deve inaugurar o primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da região, cumprindo a meta de ampliar as opções de especialidades ofertadas pela rede pública. Os recursos para a implantação do sistema podem ser liberados em 60 dias. "O município já dispõe do local para instalação. A estrutura vai atender pessoas com patologias psiquiátricas", celebra, ao lembrar que o local vai atender pacientes de Pinheiro Machado e Pedras Altas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages