O governo federal divulgou na sexta-feira (26) a lista de todos os municípios do país que demonstraram interesse no programa Mais Médicos neste primeiro mês de inscrições. No Rio Grande do Sul, compõem a lista 346 municípios que buscam 1323 profissionais para atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A adesão é equivalente a 70% das cidades gaúchas.
No sul do Estado, das 30 prefeituras, apenas três não aderiram ao programa: Arroio do Padre, Pedras Altas e Pinheiro Machado.
Entre as 27 restantes, dez estão na lista das prioritárias para receber os médicos: Aceguá, Bagé, Chuí, Dom Pedrito, Herval, Jaguarão, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e São José do Norte.
Além das cidades citadas, também aderiram ao programa no sul do RS: Amaral Ferrador, Arroio Grande, Canguçu, Candiota, Capão do Leão, Cerrito, Cristal, Dom Feliciano, Hulha Negra, Lavras do Sul, Morro Redondo, Mostardas, Pedro Osório, Piratini e Santana da Boa Vista.
Conforme o Ministério da Saúde, têm prioridade para serem atendidos pelo Mais Médicos os municípios que se enquadrem em critérios como população em situação de maior vulnerabilidade social e em que haja maior déficit de profissionais, por exemplo. A segunda etapa de inscrições no programa federal inicia no dia 15 de agosto.
A data prevista para o início das atividades dos médicos nas cidades selecionadas é dia 2 de setembro, sendo que neste primeiro momento serão inseridos apenas profissionais brasileiros. Caso haja necessidade de contratação de estrangeiros, estes entrarão em atividade a partir de 18 de setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.
De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.
Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.
Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.
Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.
Obrigado e não deixe de comentar.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.