Quatro anos sem o Rei - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Quatro anos sem o Rei

Quatro anos sem o Rei

Share This
Em 25 de junho de 2009, a notícia da morte de Michael Jackson pegou todo mundo - literalmente - de surpresa. A morte repentina do cantor marcava o fim de uma carreira que já era errática há, pelo menos, 10 anos. Apesar da imagem pública muito marcada pelos constantes escândalos e excentricidades, sua morte criou uma nova onda de adoração, seguida de semanas de manifestações em sua homenagem ao redor do mundo. Muito mais que um cantor, a música pop perdeu sua maior referência; o primeiro a imprimir à produção artística musical o verdadeiro significado de indústria. Após quatro anos, não faz muito sentido uma retrospectiva da carreira do cantor. E se a ordem é olhar para frente, uma boa pergunta é: quem foi notícia após a morte de Michael?

Baixas
Assim como Michael Jackson, outros artistas importantes partiram dessa para uma melhor. Em 2009, morreu Les Paul, lendário guitarrista e inventor da gravação multicanal, método utilizado até hoje. Ele também é o desenhista do modelo clássico de guitarras da Gibson.
Na Inglaterra, duas baixas. Os irmãos Gallagher não morreram, mas seu grupo, o Oasis, também deixou de existir. Depois de quase 20 anos brigando sem parar, a dupla conseguiu emplacar bons projetos paralelos. Noel vendeu milhões com seu High Flyin' Birds, enquanto Liam também foi muito bem-sucedido com seu Beady Eye.
Em 2011, Amy Winehouse foi encontrada morta em sua casa, na capital inglesa. Incapaz de lidar com os problemas com a bebida e as drogas, a cantora morreu de intoxicação alcoólica, após um período longe dos psicotrópicos. No ano passado, a cantora Whitney Houston, um dos maiores nomes da música pop nos anos 80 e 90, foi encontrada afogada em sua banheira, vítima de morte acidental. Um problema no coração, agravado por anos de abuso de cocaína, encerraram a carreira da cantora.

Altas
No entanto, nem tudo foi tristeza nos últimos quatro anos. A indústria não para e, sendo assim, novos talentos surgiram e tomaram conta das paradas de sucesso. Em 2009, Miley Cyrus ganhou platina quádruplo com Party in the USA. Meses depois era lançado My World, primeiro disco do fenômeno Justin Bieber, um dos maiores vendedores de discos desde então. Ainda neste ano, o Guns and Roses fez seu primeiro show após Chinese Democracy, disco que ninguém mais acreditava que fosse sair. Falando em show, Britney Spears encerrou a turnê The Circus Starring: Britney que, apesar do fiasco do playback no Brasil, faturou 130 milhões de dólares. O mundo também assistiu a ascensão de Lady Gaga, cantora que mescla talento com altas doses de bizarrice. Apesar dos bons números de The Fame e The Fame Monster, as apresentações da cantora no Brasil tiveram pouca adesão de público.
O ano de 2010 foi de Kate Perry. O álbum Teenage Dream, lançado em agosto daquele ano, bateu o recorde do rei do pop em 2011 ao emplacar nada menos que sete canções no topo das paradas, sendo o primeiro disco da história a alcançar tamanho feito. Apesar dos números, a cantora logo foi substituída por Adele no topo do hall das grandes cantoras pop. Seu segundo disco, 21, faturou seis Grammy Awards em 2012.

Resumo
Em suma, a morte de Michael Jackson não afetou muito a indústria pop. O formato consagrado pelo cantor ainda é o dominante. A dinâmica dos lançamentos com singles de divulgação e o alto investimento em videoclipes e outras estratégias de marketing, formato aperfeiçoado pelo cantor, ainda domina. De fato, surgiram outras estrelas e, até mesmo, recordes foram batidos. Contudo, dificilmente eles ainda serão relevantes - ou sua obra - daqui 30 anos. É esperar para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages