Um potencial diferenciado em Candiota - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Um potencial diferenciado em Candiota

Um potencial diferenciado em Candiota

Share This

Na Capital Nacional do Carvão, os trabalhos destinados ao setor turístico já vislumbram um novo horizonte. Conhecida pelo potencial industrial, a cidade pode ter, exatamente nesta área, um foco de atração de visitantes. O coordenador de Turismo, Gildair Paixão, lembra que a atual gestão inicia o ano com a estruturação do Departamento de Turismo. “Que por sua vez realizou a 1ª Conferência de Turismo de Candiota, em 14 de maio, com o propósito de ouvir da comunidade sugestões de como proceder na estruturação da política pública para a área”, relata. Desse encontro, nasceram, pelo menos, quatro pontos com potencial de desenvolvimento. 

Onde investir? 
O primeiro setor é referente à área histórica e cultural. “Sendo em Candiota a localização do local geográfico da Proclamação da República Rio-grandense e da ocorrência da Batalha do Seival, o conjunto da Conferência optou em aprofundar o tema, com a mobilização dos sujeitos envolvidos na pesquisa, historiadores e técnicos para, dessa forma, constituir um plano de desenvolvimento”, detalha. O assunto, inclusive, deve permear a próxima etapa dos trabalhos do Departamento de Turismo. O diferencial, contudo, pode estar ligado à indústria. “Candiota detém um importante papel dentro do cenário do Rio Grande do Sul, com a presença da cadeia produtiva do carvão mineral, possuindo a maior mina de carvão mineral a céu aberto da América Latina, constituindo uma cadeia produtiva que se estende entre a extração, beneficiamento, utilização como combustível para geração térmica de energia elétrica e cadeia de derivados, como é o caso da indústria de cimento” destaca o coordenador ao apontar que, cada vez mais, atrai estudantes, acadêmicos e pesquisadores para percepção in loco do evento produtivo e tecnológico. Os outros dois tópicos são inseridos no turismo sustentável, sendo o ecoturismo e o turismo rural. Os motivos alegados para enaltecer estes potenciais giram em torno do patrimônio arquitetônico e produtivo. Paixão ressalta o “grande potencial do ecossistema natural do pampa, tornando assim um possível atrativo do turismo rural, com visitação e roteiros às estâncias do município”, argumenta. Além disso, a melhor utilização da Unidade de Preservação Ambiental do Bioma Pampa, instituída por lei municipal, em via de implantação, “torna-se um grande atrativo no ponto de vista de instalação de observatório de fauna e flora, além de permitir o desenvolvimento de trilhas ecológicas, acampamentos, turismo de aventura, entre outros”. Por fim, o coordenador de Turismo revela que setores como a instalação de vinhedos e olivais, no município, além da produção extensiva de sementes agroecológicas, podem ser alternativas "interessantes" para roteiros de visitação. 

Necessidades 
Agora, para garantir o pleno desenvolvimento de ações são necessários, antes de tudo, recursos. Paixão ressalta que “o município está realizando o dever de casa, realizando a atividade de constituição do Conselho Municipal de Turismo e o Fundo Municipal de Desenvolvimento do Turismo para, dessa forma, estar dentro dos critérios de inclusão nas políticas de investimentos”. Ele alerta, contudo, que ainda será “primordial o envolvimento dos sujeitos locais, empreendedores e interessados em investir em infraestrutura e desenvolvimento do tema no município”. “Condições que permitirão ao município o ingresso no circuito de investimentos no turismo por parte dos investidores disponíveis”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages