Patrimônio histórico é aposta de Dom Pedrito - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Patrimônio histórico é aposta de Dom Pedrito

Patrimônio histórico é aposta de Dom Pedrito

Share This
Na Capital da Paz, o ponto forte quando se trata de turismo é o seu próprio patrimônio. Como lembra Paula Oliva Bundt, assessora de Tradição e Folclore, Turismo e Lazer, o município conta com um acervo histórico dos mais ricos do Rio Grande do Sul e tem forte ligação com a Revolução Farroupilha – foi palco das negociações que culminaram com o fim da manifestação popular mais importante da história do Estado. “Dom Pedrito possui um turismo histórico, portanto temos a oferecer o Museu Paulo Firpo, que conta a história de nosso município, com um acervo riquíssimo, o Obelisco da Paz, um monumento que fica situado a 38 quilômetros da cidade e que marca o fim da Revolução Farroupilha”, ressalta a assessora. Além disso, Paula garante que as atividades oficiais estão entre os tópicos quando se fala do setor. “Temos também o turismo de eventos, que impulsiona bastante o comércio pedritense e nos dá a oportunidade de divulgar o município além fronteiras, como o Ponche Verde da Canção Gaúcha, o Farm Show (exposição agropecuária), entre outros”, lembra. 

Demandas 
A necessidade de recursos está entre as prioridades. “Precisamos, sim, de investimentos, principalmente no Parque Farroupilha, onde se encontra o Obelisco da Paz”, aponta. Paula adianta, contudo, que já estão em fase de elaboração projetos para fomentar o turismo histórico. “Nossas necessidades passam desde investimentos do poder público, o que já está começando a acontecer, até a consciência dos empresários locais em ampliar as redes de hotéis e restaurantes, para que assim possamos bem receber nossos visitantes”, afirma. 

Alternativas 
Para alavancar o setor, a atual gestão já iniciou os trabalhos. “Estamos em fase de implementação do Conselho do Turismo que, acreditamos, será de extrema importância para o desenvolvimento e organização do turismo local”, avalia a assessora. Além da criação deste órgão, o município quer recuperar um dos seus principais atrativos. O Obelisco da Paz, citado por Paula como “nosso maior ponto turístico”, deve ser o primeiro contemplado. Porém, os serviços a serem implantados ainda não foram definidos. “O prefeito Lídio Bastos recebeu a visita de integrantes da Apatur e, desde então, está sendo pensada a melhor forma de organizar e alavancar o turismo pedritense”, comenta. Agora, resta aguardar e ver os rumos a serem construídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages