Rio Grande do Sul terá diagnóstico de doenças no rebanho bovino - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Rio Grande do Sul terá diagnóstico de doenças no rebanho bovino

Rio Grande do Sul terá diagnóstico de doenças no rebanho bovino

Share This
Uma equipe composta por 70 técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio inicia, no próximo mês, o Inquérito Epidemiológico de Prevalência de Tuberculose e Brucelose Bovina no Rio Grande do Sul. Coordenada pelo Departamento de Defesa Agropecuária (DDA), a ação pretende testar aproximadamente onze mil animais em 1065 propriedades em todo o Estado.
O objetivo do inquérito é detectar a prevalência destas duas enfermidades no rebanho bovino gaúcho. Tuberculose e brucelose são doenças que causam queda na produtividade e na fertilidade do rebanho. Além dos prejuízos econômicos, acarretam riscos à saúde humana, pois são zoonoses, doenças transmissíveis dos animais para o homem. As normas sanitárias determinam o sacrifício sanitário para evitar a transmissão para outros animais.

O inquérito será desenvolvido a partir de convênio estabelecido entre a Secretaria da Agricultura e o Ministério da Agricultura, através do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), que aportará R$ 430.000,00, e de parceria constituída com o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), que liberará recursos para compra de parte dos materiais necessários para o trabalho.

O secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, destacou que mais esta ação conjunta busca o fortalecimento da defesa sanitária do Estado, instrumento fundamental para a valorização da produção de carne e leite do Rio Grande do Sul, tendo em vista que a sanidade é condição determinante para garantia de mercados e para a obtenção de melhores preços.

Conforme o presidente do Fundesa, Rogério Kerber, “o estudo de prevalência das duas doenças irá ajudar a saber qual é o percentual de ocorrência e as localizações, para melhorar as estratégias de controle e erradicação."

De acordo com a gerente do programa de Tuberculose e Brucelose da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Ana Groff, as coletas devem ser realizadas entre março e junho e o resultado deverá conhecido no segundo semestre. Os animais testados em que forem detectadas aquelas doenças serão encaminhadas ao abate sanitário e seus proprietários indenizados.a

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages