Jornalista gaúcha resgata história de Lanceiros negros - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Jornalista gaúcha resgata história de Lanceiros negros

Jornalista gaúcha resgata história de Lanceiros negros

Share This

A jornalista gaúcha Vera Daisy Barcellos lança em março (a data ainda não está definida), o livro “Os Lanceiros negros na Guerra dos Farrapos – 1835/1.845)”, que integra a coleção Cadernos CEAP, que faz parte do Projeto Camélia da Liberdade, do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), do Rio de Janeiro.
O livro, feito em cerca de 60 dias dedicados à pesquisa e escrita, trata da participação das duas milícias negras gaúchas que atuaram na Revolução Farroupilha, a mais longa de todas as rebeliões enfrentadas pelo Brasil durante o 2º Império.
“A construção deste texto foi um grande desafio para mim. Primeiro, porque a temática Revolução Farroupilha tem uma intensa e expressiva coletânea de livros produzida pelos mais renomados professores e historiadores do Rio Grande do Sul, negros e brancos. Segundo, porque eu quis oferecer aos leitores um novo olhar, ou seja o olhar mais atento sobre a participação dos escravos nesse combate e mais especificamente sobre a Batalha do Cerro dos Porongos, ocorrida em novembro de 1844, episódio ainda não bem esclarecido pela historiografia oficial no qual o exército imperial de Dom Pedro II, sob o comando maior do barão de Caxias, massacrou centenas de negros, integrantes dos corpos de lanceiros, previamente desarmados”, acrescenta Vera Daisy, que faz parte da diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul.
Ela conta que o interesse por essa parte da história é antigo. “Vem desde o início da minha militância no movimento negro, ainda como integrante do Grupo Palmares, sob a liderança do professor e poeta Oliveira Silveira (1.941/2009, quando pautávamos a Revista Tição, um marco na imprensa alternativa gaúcha na década de 1.970”, afirma.
O livro, que tem 90 páginas e tiragem de cerca de mil exemplares, é o terceiro da  jornalista. Anteriormente ela foi coautora do livro Negro em Preto e Branco – História Fotográfica da População Negra de Porto Alegre (Prêmio Açorianos/2005) e Colonos e Quilombolas – Memória fotográfica das colônias africanas de Porto Alegre (2011).

Reportagem: Agência AfroPress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages