I Encontro Municipal do Projeto Trilhas - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
I Encontro Municipal do Projeto Trilhas

I Encontro Municipal do Projeto Trilhas

Share This
A SMEC promoveu no dia 22 de agosto o I Encontro Municipal da Rede de Ancoragem TRILHAS, que teve como objetivo apresentar o Projeto TRILHAS as equipes diretivas das escolas do município de Pinheiro Machado.

O projeto TRILHAS foi elaborado a partir de uma iniciativa conjunta entre o Instituto Natura, o Ministério da Educação (MEC) e a Comunidade Educativa CEDAC. A impressão e a distribuição do material e do acervo de livros foram viabilizadas pelo governo federal por meio do incentivo às políticas educacionais e aos recursos tecnológicos, com a intenção de ofertar material de qualidade que possa contribuir para o estabelecimento de um contexto educacional propício ao processo de aprendizagem das crianças em sala de aula.

O Ministério da Educação (MEC), desejando implementar uma política pública, concluiu que a metodologia e a estratégia desenvolvidas pelo projeto TRILHAS, assim como os materiais e publicações concebidos e produzidos por esse projeto, são particularmente especiais e compatíveis com as diretrizes do MEC.

Para que os professores possam utilizá-lo da melhor forma, foi organizada uma Rede de Ancoragem TRILHAS que tem como principal ação desencadear encontros com a intenção de disseminar a concepção adotada pelo projeto TRILHAS, organizada em encontros nacionais, estaduais, locais e escolares.

O município de Pinheiro Machado realizou a adesão ao Programa no mês de março, e participou do I Encontro Estadual, na cidade de Pelotas, no mês de maio. Todas as escolas do município foram contempladas com o conjunto de materiais que trazem orientações e conteúdos para o ensino da leitura, escrita e a oralidade para crianças do primeiro ano do ensino fundamental.

Da mesma forma a Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto, com as Formadoras Locais Ana Raquel Brum dos Santos e Sônia Faria, e a colaboração de Liane Marins Carvalho, realizou o I Encontro Local para Formação de Diretores e Coordenadores das redes municipal e estadual, que serão os Formadores Escolares, responsáveis pela implantação do Projeto TRILHAS nas suas instituições de ensino, qualificando a ação do professor por meio do conjunto de materiais apresentados no encontro.

Os Cadernos de orientações estão divididos em três temas: Trilhas para Ler e Escrever textos; Trilhas para abrir o Apetite Poético; Trilhas de Jogos. Também constam materiais pedagógicos para uso na sala de aula: Jogos e cartelas para atividades e acervo com 20 livros de literatura infantil.

Dando início ao Encontro houve a “contação de história” - A casa sonolenta, onde os participantes foram convidados a “dar vida” aos personagens. Momento de descontração e, ao mesmo tempo, de reflexão sobre a importância da leitura, especialmente para as crianças na formação de leitores.

Entre as atividades desenvolvidas, como apresentação de vídeos, houve o momento de planejamento da pauta para o Encontro Escolar, para formação dos professores do 1º ano do ensino fundamental. Para finalizar o encontro os participantes realizaram a avaliação do projeto, entre os aspectos abordados foram destacados a qualidade do material, a metodologia do projeto e a importância de desenvolver na escola outras metodologias para garantir o essencial: Leitura, Escrita e Oralidade. Confira algumas imagens:




Créditos: Sônia Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages