Sucesso Profissional - Primeiros passos para abrir um negócio - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Sucesso Profissional - Primeiros passos para abrir um negócio

Sucesso Profissional - Primeiros passos para abrir um negócio

Share This



Por Victor Duarte

Quem pretende abrir o próprio negócio não pode esquecer-se de pensar nos trâmites legais que devem ser feitos para que seja possível transformar o sonho de ter uma empresa em realidade. Para registrar sua empresa em todos os órgãos necessários não é uma tarefa muito difícil, para isso é importante que você tenha o auxílio de um bom contador.

Muitas vezes, novos empresários tentam realizar todo o procedimento burocrático sem a ajuda de um profissional capacitado e acabam errando por falta de conhecimento sobre assuntos tributários, entretanto, a parte de registro não é a única coisa que você deve fazer para colocar seu plano de negócio em ação. Vejamos passo a passo o que é necessário para abrir uma empresa:

Ter uma boa ideia é apenas o requisito inicial para se montar um negócio, após é preciso recolher informações precisas para que seu plano passe de um simples sonho para a realidade. Em que área vou atuar?, e como vou executar? E essas duas respostas são essenciais para seu projeto dar certo; lembre-se que a escolha do objeto social fará toda diferença na hora de registrar sua empresa, já que ele influenciará diretamente nos impostos que você pagará.

O plano de negócio é essencial para que as coisas deem certo, muitos investidores não o fazem e depois passam a ter problemas no decorrer do desenvolvimento do projeto. Estabeleça suas metas claras e objetivas para o que você pretende.

Escolher a razão social e nome fantasia, quando escolher um nome para o seu negócio é aconselhável ir até a Junta Comercial da sua cidade e verificar se já existe um nome parecido ou semelhante ao que você escolheu para evitar que sua empresa o perca ou tenha que indenizar outra que já tenha o registro anterior.

A documentação que você irá providenciar dependerá do tipo de empresa que você vai escolher (sociedade ou firma individual). Se sua empresa for uma sociedade, será preciso que você faça o

Contrato Social, que nada mais é do que um documento onde estarão alguns itens básicos sobre seu negócio, como: Objeto Social da Empresa (finalidade), Capital e valor das Cotas de responsabilidade de cada sócio, quem vai assinar pela empresa, retiradas e pró-labores dos sócios, imprevistos na dissolução da sociedade, sede da empresa e documentos dos sócios.

Assinar e rubricar todas as folhas (três vias), com testemunhas. No contrato social deverá constar a assinatura de um advogado inscrito na OAB e duas testemunhas, não podendo ter qualquer grau de parentesco com os sócios.

Depois que você uniu toda a papelada necessária, chegou a hora de enfim se tornar um empresário. Durante esse momento, é imprescindível o auxilio de um contador para que o registro da sua empresa seja feito, assim, o procedimento será realizado em três etapas: primeiro na Junta Comercial, passando pelas Secretaria da Receita Federal e Secretaria da Fazenda e, por fim, a Prefeitura Municipal. Após os registros nesses três órgãos, você poderá começar a trabalhar.

Montar seu escritório e sua equipe de trabalho, essa é a hora mais esperada para quem planejou abrir uma empresa. Não esqueça que uma empresa precisa de computador, mesa e cadeira para escritório, um telefone exclusivo, e um local para que o trabalho possa começar. Caso sua empresa seja em sua residência o ideal é que esse material não seja o de uso comum da casa e reserve um local, mesmo que seja uma parte da sala.

Se você tiver que receber clientes ou fornecedores reserve um local para essas reuniões ou na impossibilidade marque em outro local, como exemplo uma reunião almoço em um restaurante. Lembre-se também de pesquisar bem os preços e a garantia dos produtos adquiridos, pois se ocorrer algum problema você não perderá tempo para resolver.

Na hora de escolher seus funcionários, opte por pessoas proativas que possuam uma boa convivência em grupo, pois será importante começar com uma equipe trabalhando unida e com os mesmos objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages