Programa de Combate às Desigualdades Regionais é debatido pela Comissão Gestora na Metade Sul - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Programa de Combate às Desigualdades Regionais é debatido pela Comissão Gestora na Metade Sul

Programa de Combate às Desigualdades Regionais é debatido pela Comissão Gestora na Metade Sul

Share This
O Programa de Combate às Desigualdades Regionais do governo do Estado teve sua primeira reunião no dia 20, em Pelotas. A comissão formada por representantes do poder público - federal, estadual e municipal – e de outras instituições, avaliaram o Programa que visa identificar um conjunto de ações prioritárias para o desenvolvimento da Metade Sul, tendo como referência os vários diagnósticos já realizados e o planejamento estratégico elaborado pelo COREDE - Conselho Regional de Desenvolvimento, em 2010.

Segundo o coordenador do Programa, Elemar Wojahn, este encontro foi realizado para discutir a pauta estratégica e construir propostas para acompanhar a evolução das ações e resultados durante os próximos 3 anos. ‘‘O objetivo é o Governo apresentar um conjunto de ações na área de infraestrutura para o desenvolvimento econômico e inovação tecnológica, capazes de alavancar o desenvolvimento da região’’, afirmou Wojahn.

Uma das iniciativas será o apoio à produção e à diversificação agropecuária, já que existe uma concentração na produção de fumo, arroz e bovinos. A região possui municípios com grande parcela da população vivendo no meio rural em pequenas propriedades. Em 10 municípios da região essa população é superior a 40%, bem acima da media do estado que é de 14,9%.

A Emater/RS-Ascar participa em ações como o incentivo à fruticultura, leite, piscicultura, ovinocultura, apicultura e à pesca artesanal, a implementação da energia trifásica como forma de aumentar a produtividade, no estimulo ao cooperativismo e ao associativismo dirigidos em especial aos pequenos agricultores.

O grupo de técnicos, integrado por representantes de diversas regiões do Estado, foi formado com a intenção de estabelecer critérios, elaborar estudos e desenvolver iniciativas e estratégias para enfrentar as desigualdades microrregionais, principalmente na Metade Sul.

Fazem parte da comissão as secretarias da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, do Meio Ambiente, da Educação, de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, da Infra-estrutura e Logística, do Turismo, da Cultura, de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, do Trabalho e do Desenvolvimento Social, da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, além da Fepagro, Emater/RS-Ascar, IRGA, os ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Pesca e Aquicultura, dos Transportes e da Integração Nacional. Participam também do grupo a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, STDS, DAER, CEEE, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado e Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages