O novo prefeito de Pedras Altas toma posse hoje, em ato que acontece na Câmara de Vereadores, às 15h. Fábio Tunes (PSDB), que foi eleito no dia 6 de abril, ao lado de Lídia Soares (PP), afirma que vai dedicar a primeira semana de trabalho à análise da situação financeira do município. "Faremos uma radiografia das finanças antes de anunciar qualquer medida", antecipa.
Tunes assume o município em um cenário favorável à governabilidade. Com maioria na Câmara, o prefeito demonstra otimismo na execução das propostas defendidas durante a campanha eleitoral. "Com a cassação de um dos vereadores, o coeficiente mudou, e hoje temos cinco parlamentares na base (em uma Câmara que dispõe de nove vagas)", explica, ao destacar que o governo deve priorizar a manutenção de estradas do interior. "Temos dezenas de quilômetros de vias rurais, que são imprescindíveis para a nossa economia, e que merecem mais atenção do poder público. Por isso a reforma dessas estradas deve integrar o cronograma inicial de atividades da prefeitura", revela.
A pavimentação da RS 608, que liga o município de Pedras Altas a Pinheiro Machado, é outra prioridade de seu mandato. A obra iniciada em 1998 já foi interrompida várias vezes, e por motivos diversos. No ano passado, por exemplo, o trabalho foi suspenso em função de um impasse com órgãos de defesa do patrimônio histórico, porque o traçado original da estrada poderia comprometer a arquitetura de algumas cercas de pedra - comuns na região. Os trabalhos foram retomados no final de 2013. "Sabemos que essa obra (de aproximadamente 33 quilômetros) compete ao governo do Estado, mas faremos o que estiver ao alcance do município para acelerá-la", garante o novo prefeito, que é natural de Piratini, e participou da administração municipal de Pedras Altas entre 2002 a 2006, como secretário de Obras e de Agricultura.
Relembre
A renovação do pleito de Pedras Altas ocorreu porque o prefeito eleito em 2012, Gabriel de Lellis Júnior (PPL), e o vice-prefeito Jair Luís Bellini (PPL), tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral, por compra de votos e conduta vedada a agentes públicos. Lellis Júnior já havia renunciado ao cargo por motivos particulares. Bellini, que assumiu a prefeitura, foi afastado quando teve a sua cassação confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral, em novembro de 2013. Atualmente, o presidente da Câmara de Vereadores está no cargo.
Tunes conquistou a prefeitura com 853 votos, na disputa contra Giovane Gimenes (PT), que contabilizou 722 votos. O pleito municipal ainda registrou 25 votos nulos, 22 em branco, e 4,59% de abstenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.
De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.
Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.
Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.
Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.
Obrigado e não deixe de comentar.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.