Governador do RS determina corte de ponto de grevistas - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Governador do RS determina corte de ponto de grevistas

Governador do RS determina corte de ponto de grevistas

Share This
Multidão é vista durante assembleia unificada dos servidores públicos estaduais na tarde desta terça-feira no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre; funcionalismo paralisa de quarta a sexta-feira em todo o Estado em protesto ao parcelamento dos salários e também dos projetos enviados à Assembleia do governador José Ivo Sartori (PMDB), que alteram a previdência e congelam reajustes salariais já homologados entre governo passado e as categorias (Foto: Gabriel Ribeiro/Divulgação) (Foto: Gabriel Ribeiro - Especial DP)
Servidores estaduais de diversas categorias aprovaram greve coletiva, pela primeira vez na história do movimento sindical gaúcho, a partir desta quarta (19) até sexta-feira.
A decisão foi tomada por mais de 30 mil funcionários públicos - conforme estimativa da Brigada Militar (BM) - presentes na Assembleia Unificada, no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. Em coletiva de imprensa de apenas três minutos, no final da tarde desta terça-feira, o governador José Ivo Sartori (PMDB) anunciou o corte do ponto para quem aderir à mobilização.
Indo além do posicionamento contra o parcelamento de salários, o ato de paralisar as atividades serve como alerta ao Executivo.
O funcionalismo já demonstrou contrariedade aos projetos de ajuste fiscal em tramitação na Assembleia Legislativa e deve endurecer o discurso de oposição à gestão Sartori. Entre as proposições do governo estão a extinção de fundações públicas, criação de previdência complementar e criação da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que pode limitar os percentuais de reajuste.
“Presença será presença e falta será falta”, disse Sartori ao anunciar o desconto das faltas dos trabalhadores nos dias de greve. O governador ainda pediu, mais uma vez, compreensão aos servidores pelas dificuldades econômicas do Estado. Para o presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos (Fessergs), Sérgio Arnoud, o corte não é novidade, mas pode aumentar ainda mais os conflitos com as categorias.
Protesto na Assembleia
Após o ato no Largo Glênio Peres, os servidores marcharam até a sede do Legislativo estadual. Com cartazes e bandeiras, o grupo ocupou as galerias e lotou o plenário da Casa para protestar contra as medidas adotadas pela administração estadual para combater a crise financeira. Mesmo sem suspender a sessão, os deputados estaduais utilizaram a tribuna para expor opiniões sobre os protestos e a oposição apoiou o anúncio da greve de três dias.
Mobilização segue
De acordo com a Federação Sindical dos Servidores Públicos (Fessergs), mesmo após a paralisação os trabalhadores seguem mobilizados. Caso haja novo parcelamento nos salários, haverá mais uma paralisação nos dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro. As mais de 40 entidades representativas realizarão a segunda Assembleia Unificada no dia 3 de setembro para avaliar os resultados do movimento.
Aumento no ICMS
Os rumores sobre a possibilidade do governo aumentar a alíquota praticada no ICMS repercutiu entre as entidades empresariais da Zona Sul.
Em nota, o movimento Aliança Pelotas manifestou repúdio sobre o projeto de lei que pode ser protocolado ainda nesta semana na AL, afirmando que “ o aumento prejudicaria ainda mais o Estado, em um momento de retração da atividade no país”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages