Comissão de Seguridade aprova isenção do aviso prévio de contribuição ao INSS - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Comissão de Seguridade aprova isenção do aviso prévio de contribuição ao INSS

Comissão de Seguridade aprova isenção do aviso prévio de contribuição ao INSS

Share This

Proposta apresentada por Hamm avança para nova análise técnica O projeto que exclui a incidência de contribuição previdenciária sobre o aviso prévio indenizado, pago pelo empregador ao funcionário demitido sem justa causa, conforme previsto na lei 8.212/91, foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.

A proposta, apresentada pelo deputado Afonso Hamm (PP-RS), agora será apreciado pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT), onde aguarda designação de relator. A tramitação é longa. A redação ainda precisa ser aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votada pelo plenário.

O progressista observa que, para a Constituição Federal, as indenizações, que servem para compensar a perda do emprego, e não para remunerar um trabalho, não estão sujeitas ao pagamento da contribuição previdenciária. A Constituição de Seguridade define como base de incidência da contribuição previdenciária a cargo da empresa o total das remunerações destinadas a retribuir o trabalho executado pelo segurado.

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público havia rejeitado a proposta com o argumento de que já existe jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, impedindo a incidência da contribuição previdenciária sobre a parcela indenizatória, o que tornaria a proposta desnecessária. 

Mas a relatora da matéria, deputada Christiane de Souza Yared (PTN-PR), destacou que a Receita Federal continua a exigir o pagamento da contribuição previdenciária sobre o aviso prévio indenizado, sob pena de autuação da empresa que não efetuar o recolhimento devido. Por isso, ela entende que o Congresso deve se posicionar a favor da matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages