Tractebel Energia deve começar obras em Candiota até dia 15 - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Tractebel Energia deve começar obras em Candiota até dia 15

Tractebel Energia deve começar obras em Candiota até dia 15

Share This

Na manhã de ontem, a Tractebel Energia, que construirá a Usina Termelétrica Pampa Sul, em Seival, concedeu aos meios de comunicação da região uma coletiva de imprensa. O objetivo foi apresentar informações sobre a implantação da usina, que, nos últimos tempos, é uma das obras mais esperadas.
A Usina Termelétrica Pampa Sul já é uma realidade em Candiota. Fruto do leilão de energia A-5 de novembro de 2014, quando a Tractebel vendeu a energia gerada pelo projeto por 25 anos, a partir de janeiro de 2019. Era aguardado somente a liberação da Licença de Instalação (LI) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) - o que aconteceu no dia 19 de junho -, para o início as obras. O trabalho deverá ser iniciado na primeira quinzena deste mês, através da terraplenagem do terreno, para, depois, o canteiro de obras ser instalado.
Conforme o gerente socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Stamm, o projeto completo da usina compreende duas unidades. "Cada uma com 340 MW. Neste momento, é a primeira unidade que está sendo implantada através de um investimento de R$ 1,8 bilhão. A obra será de responsabilidade da empresa chinesa SDEPCI, que detém larga experiência na construção e comissionamento de termelétricas com a tecnologia de ponta", conta.
Stamm afirma que a implantação da usina irá gerar mais de 1,8 mil empregos diretos. "Incluindo empregados da Tractebel Energia, terceirizados e fornecedores locais, sendo a mão de obra local priorizada na contratação. Na fase de operação serão criados mais de 300 empregos diretos", salienta.
O gerente informa que a tecnologia implantada será diferenciada. "Utilizaremos uma caldeira do tipo leito fluidizado circulante, que apresenta maior flexibilidade a variações na qualidade do combustível, sendo mais adequada ao carvão da região e estando enquadrada como tecnologia de combustão limpa de carvão. Com isso, garantimos níveis menores de emissão de gases", enfatiza.
Stamm conta que o contrato com a empresa Seival Sul mineração está em dia. "A empresa fará a extração da matéria-prima. Estamos discutindo possíveis espaços de transbordo do carvão. O cronograma deles está de acordo com o nosso. A tendência é que os prazos sejam cumpridos", fala.
Capacitação
Conforme Stamm, a Tractebel Energia mantém, em sua política de responsabilidade social, investimentos voltados à melhoria da qualidade de vida das regiões onde atua. “A iniciativa tem como objetivo qualificar a mão de obra para aproveitamento em toda a região e, também, para preenchimento de vagas na UTE Pampa Sul. Não podemos garantir que todos os que fazem os cursos serão empregadas da usina, mas estaremos, sim, priorizando-os”, completa.
O gerente socioambiental diz que, futuramente, pretendem oferecer cursos de operação de usina. “Após, oferecermos estágios para os capacitandos nas outras usinas da Tractebel Energia”, conta.
Mão de obra
Stamm comenta que um dos maiores apelos regionais com relação à implantação da usina é o aproveitamento de trabalhadores locais. “Assim, serão geradas oportunidades e renda. A Tractebel irá orientar a empresa contratada para atuar na obra da Pampa Sul a buscar seus funcionários nas agências do FGTAS/Sine da região. Enquanto as vagas não são efetivamente disponibilizadas, a orientação é que os trabalhadores mantenham seus dados atualizados nessas agências”, informa.

Empresa
A Tractebel Energia possui 28 usinas em todas as regiões do país. Nove hidrelétricas, cinco termelétricas e 14 complementares (dessas, três de biomassa, sete eólicas, três pequenas centrais hidrelétricas e uma solar).
Na região Sul, a empresa está presente em Charqueadas, Itá, Machadinho, Passo Fundo e Candiota.
Pampa II
De acordo com Stamm, uma licença prévia libera a construção da Usina Pampa Sul II. "Mas para essa ainda não temos prazos. Primeiro devemos colocar a Pampa I em funcionamento até 1º de janeiro de 2019. Sabemos que o local de implantação da Pampa II será ao lado da Pampa I. Para isso, dependemos também das políticas do governo. Quando o governo define que vai comprar energia, ele define os valores disponíveis", conta. Programas ambientais
- Plano ambiental de construção
- Monitoramento de ruídos
- Controle e monitoramento de emissões atmosféricas e qualidade do ar
- Educação ambiental
Cronograma
Inicio das obras – Primeira quinzena de julho, terraplenagem e canteiros de obras
2016 – Montagem eletromecânica
Conforme o gerente socioambiental, esta primeira fase deve gerar, aproximadamente, 50 vagas de emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages