Iniciaram as primeiras frentes de trabalho para a implantação da UTE Pampa Sul - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Iniciaram as primeiras frentes de trabalho para a implantação da UTE Pampa Sul

Iniciaram as primeiras frentes de trabalho para a implantação da UTE Pampa Sul

Share This

Desde a emissão da licença ambiental (LI), em junho, a Tractebel Energia trabalha para dar início à obra da nova usina, que está em processo de instalação no município de Candiota. As primeiras movimentações em torno da obra já começaram e, logo, novas etapas devem ser iniciadas. Ao mesmo tempo, ações de programas socioambientais e de responsabilidade social estão sendo realizadas em toda a região.

Conforme o gerente socioambiental da Usina Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, esses programas visam à inserção da empresa na comunidade e a prevenção e diminuição de eventuais reflexos da implantação da usina na região. “Atualmente, a empresa PavSolo, responsável pela obra da barragem que irá abastecer a UTE Pampa Sul, já iniciou os primeiros levantamentos para fins de sondagem e topografia da área da futura construção. A empresa trabalha também no projeto de melhoria do acesso ao local, com a limpeza superficial da área e pequenas intervenções de drenagem e escoamento de água da chuva”, destaca.

O gerente diz que a Tractebel Energia trabalha dando continuidade ao acordo assinado com a prefeitura em junho de 2015. “Em uma reunião inicial de trabalho, entre representantes da empresa e da Prefeitura de Candiota, foi assinado o termo de autorização para início do projeto, que prevê a realização de melhorias na estrada do bairro João Emílio e execução do desvio no distrito do Seival, visando aprimorar a infraestrutura viária da região que dá acesso à obra da UTE”, salienta.

Programas ambientais

 

Dentre os compromissos firmados pela Tractebel Energia com o Ibama para a emissão da licença de instalação (LI) da usina, está a realização de uma série de programas ambientais que tem como objetivo evitar, atenuar, reparar ou compensar eventuais danos ambientais causados na área em que a usina será instalada, assim como otimizar os investimentos a serem aplicados na região.

Dentre os programas ambientais previstos, alguns já começam a tomar forma como, por exemplo, a realização de um levantamento de informações socioambientais que está sendo realizado com as comunidades assentadas dos municípios de Candiota e Hulha Negra.

O diagnóstico rural participativo (DRP) está sendo elaborado em parceria com o Instituto Cultural Padre Josimo, por meio de reuniões com as comunidades. Ele tem como objetivo elaborar um plano de trabalho para a implementação de ações de educação ambiental para a agricultura familiar, através da identificação de demandas importantes na comunidade e que se tornarão focos de trabalho. Outro projeto, em parceira com a empresa Innato, também está realizando um diagnóstico socioambiental, mas dessa vez com a comunidade da zona urbana de Candiota e Hulha Negra.

Outras ações de conscientização socioambiental serão realizadas com os trabalhadores da obra e com as comunidades como, por exemplo, o programa de prevenção ao atropelamento de fauna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages