Estiagem afeta indústria frigorífica bovina gaúcha - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Estiagem afeta indústria frigorífica bovina gaúcha

Estiagem afeta indústria frigorífica bovina gaúcha

Share This
Foto: Cristiano Lameira / Folha do Sul

Os prejuízos da estiagem na região da Campanha causam preocupação para a pecuária de corte e de leite. Conforme a Emater-RS/Ascar a oferta de campo nativo para o gado apresenta redução por conta da deficiência hídrica gerada pelo tempo seco. As pastagens de verão entraram em final de ciclo e não há condições de oferecer pastagens de inverno para os animais porque o plantio está atrasado por conta da falta de chuvas.

O empresário e diretor do frigorífico Producarne, Edson Endres, relata que a produção na região está afetada pela seca. Endres relata que os frigoríficos estão com dificuldade para compra de gado jovem e de qualidade por conta da estiagem. “Estamos com 60 dias sem chuvas e, se olhássemos o gado há 40 ou 45 dias, veríamos que eles estariam prontos. Porém, agora, a situação é diferente. Os animais não estão em condições, e sem acúmulo de gordura, porque apresentam uma perda de 20 a 30 quilos e esse gado que tem como alimentação o campo nativo está com essa deficiência, pois não há pastagem cultivada para eles”, declara.

Outro problema, segundo Endres, está no envio de gado jovem para ser terminado no centro do país. “Isso afeta a indústria gaúcha, que está preocupada porque faltará animal jovem para ser comercializado.

Essa situação trará problemas porque faltará matéria-prima de qualidade e isso tem reflexo no setor, porque são mais ou menos 330 frigoríficos no Estado que trabalham com aves, bovinos e suínos e eu pergunto: como é que vai ficar nossa indústria gaúcha?”, questiona o empresário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages