Últimos dias para providenciar novo extintor - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Últimos dias para providenciar novo extintor

Últimos dias para providenciar novo extintor

Share This

No dia 1º de janeiro de 2015 os extintores do tipo ABC serão obrigatórios para todos os veículos. Os carros novos fabricados a partir de janeiro de 2009 já saíram de fábrica com esse extintor. Os veículos de anos anteriores deverão adequar-se à nova resolução. 

A resolução determina que os extintores do tipo BC devem ser substituídos pelos extintores de carga de pó do tipo ABC, que são eficazes no combate a fogo que se propaga por materiais sólidos. 

Os novos extintores também têm um prazo de validade maior, cinco anos, dois a mais que os modelos anteriores. Os equipamentos do tipo ABC são vendidos em três formatos diferentes. Depende do modelo do veículo. A regra é válida em todo o país e é aplicada a todos os veículos de passeio, caminhonetes, caminhões, ônibus e micro-ônibus.

Os extintores ABC estão custando em torno de 70 reais, independente do formato. A procura deve aumentar por estes dias e os motoristas que quiserem se adequar à nova norma precisam providenciar o equipamento o mais breve possível. 

Diferença 
Conforme informações obtidas na assessoria de imprensa do Detran/RS, a diferença entre o tipo BC e o ABC é a maior versatilidade do segundo modelo. Enquanto os extintores de pó BC têm capacidade para combater princípios de incêndios de líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos, o modelo ABC consegue atuar no combate a incêndios de sólidos, papéis, madeiras e tecidos.  

Penalização 
Conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou com equipamento ineficiente ou inoperante configura infração grave, segundo estabelece o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro. A infração gera multa no valor de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação do proprietário do veículo e retenção do automóvel para regularização.  

Exceção 
O uso de extintores não é exigido para motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos automotores sem cabine fechada, tratores, veículos inacabados ou incompletos, veículos destinados ao mercado de exportação e veículos de coleção.  

Destinação 
Após o período de validade de cinco anos, o novo equipamento deve ser levado a um ponto de venda, posto de gasolina ou oficina, de onde será encaminhado ao fabricante que o requalificará conforme o procedimento ambientalmente correto. Não existe mais “recarga”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages