Horário de verão 2014 começa no dia 19 de outubro - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Horário de verão 2014 começa no dia 19 de outubro

Horário de verão 2014 começa no dia 19 de outubro

Share This


Do dia 18 para o dia 19 de outubro começa o período chamado de horário de verão, em que moradores de Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm de adiantar os seus relógios em uma hora. As datas do período, que normalmente dura quatro meses, são definidas pelo governo. Assim, o final do horário de verão ocorrerá de 15 para 16 de fevereiro de 2015. Tanto o começo quanto o término ocorre de sábado para o domingo. 

Com objetivo com economizar energia e gerar resultados econômicos, o Brasil adotou a prática – Daylight Saving Time (DST) – idealizada por Benjamin Franklin, nos Estados Unidos, em 1784. A intenção de Franklin era aproveitar a luz natural durante os dias mais longos do ano, mas o governo americano não gostou da idéia e o primeiro país a adotar oficialmente o DST foi a Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial. No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932. 

Depois de 18 anos sem sua instituição, foi novamente adotada em 1985, por conta da queda do nível de água nos reservatórios das hidrelétricas. Após esse período, o horário de verão passou a ocorrer em todos os anos. A medida promove economia do consumo de energia – de 4% a 5% – por meio do melhor aproveitamento da luz natural do dia. Assim, a prática reduz a demanda em períodos considerados como horários de ponta – das 18 às 21h. 

Os Estados que adotam a medida são: no Centro-Oeste; Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. No Sudeste; Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. E no Sul; Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Tocantins e Bahia, que aderiram ao horário nos anos anteriores, ficarão fora da mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages