Estadualização da rodovia Miguel Arlindo Câmara está próxima de ser aprovada - PinheirOnline

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Estadualização da rodovia Miguel Arlindo Câmara está próxima de ser aprovada

Estadualização da rodovia Miguel Arlindo Câmara está próxima de ser aprovada

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O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, está buscando a estadualização da rodovia Miguel Arlindo Câmara. Ontem pela manhã, o chefe do executivo candiotense participou de uma reunião com o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado (Seinfra), João Victor Domingues, onde foi tratado o tema.
Conforme Folador, a partir de agora será feita nova documentação da via que foi iniciada em 1973, pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e Companhia Rio-Grandense de Mineração (CRM). "Será preciso regular a parte jurídica em uma única matrícula", comenta.
De acordo com o prefeito a situação da rodovia entra em uma nova fase. Ele destaca que após a regularização jurídica, a área deverá ser repassada para o Estado, através de aprovação de projeto de lei que será encaminhado a Assembleia Legislativa. "Ainda não temos prazo para a concretização, mas pelo menos apareceu uma possibilidade", observa.
Com extensão total de 14,6 quilômetros, a Miguel Arlindo Câmara é a principal via de acesso para a Usina Termelétrica Presidente Médici e meio de ligação entre os núcleos habitacionais do município. Atualmente, a rodovia não pertence a nenhum dos entres federados (união, estado e município), já que quando o complexo termelétrico passou para as mãos da Eletrobras, a estrada não foi federalizada junto.
As condições precárias de trafegabilidade e os acidentes ocorridos na via geraram vários protestos da população. Esta semana iniciou o processo da recuperação da via custeado pela Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) e a prefeitura, totalizando R$ 160 mil onde serão colocados sinais horizontais e verticais, lombadas no perímetro urbano e demarcação de faixas centrais com tinta acrílica. 
 
Federalização
Desde 2009, a prefeitura tem buscado verbas federais  com o  Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o restauro da via. O projeto não foi aceito e a prefeitura tentou a federalização da estrada. O tema hoje tramita no Senado. 
A estadualização da rodovia foi tratada pela primeira vez no dia 19 de dezembro de 2013, onde foi realizada uma reunião com o secretário geral do governo do Estado, Vinícius Wu, para tratar sobre o assunto. O projeto ideal para a rodovia foi orçado inicialmente em R$ 6,5 milhões.

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