Entrega de Boletins - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Entrega de Boletins

Entrega de Boletins

Share This
Sandro Rosa - Diretor 
Atenção

No dia 08 de junho, sábado, das 8 às 12 horas, teremos entrega de boletins e pareceres para os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, no prédio novo.

Este ano teremos algumas mudanças, que foram instituídas pelo Governo do Estado do RS, nas notas e resultados dos alunos.

Os alunos do Ensino Fundamental, Anos Iniciais e Anos Finais, continuam sendo avaliados da mesma forma que nos anos passados. Os 3º anos do Ensino Médio, ainda continuam recebendo notas numéricas, no entanto os alunos de 1º e 2º anos do Médio Politécnico não terão mais notas e sim conceitos e pareceres descritivos.

Como serão avaliados estes alunos então?
Os conceitos serão: CSA (Construção Satisfatória da Aprendizagem) para os alunos que foram aprovados em todos os componentes da área do conhecimento, que são cinco: Humanas, Natureza, Linguagem, Matemática e Seminário. CPA (Construção Parcial da Aprendizagem) para alunos que foram aprovados parcialmente nos componentes da área do conhecimento e CRA (Construção Restrita da Aprendizagem) para alunos que não aprovaram em nenhum componente da área do conhecimento. Os alunos que obtiverem menções CPA e CRA terão que se submeter a mais um plano de avaliação, ao longo próximo trimestre, chamado de PPDA (Plano Pedagógico Didático de Apoio), onde poderão recuperar e sanar dificuldades encontradas no trimestre anterior.

Os Pareceres Descritivos serão elaborados de acordo com os dois Conselhos de Classes que foram realizados no 1º Trimestre, procurando enfocar o aproveitamento quantitativo e o qualitativo do aluno.

As avaliações que os alunos realizaram no trimestre, sofreram modificações substanciais, ou seja, mudaram para integrar o novo Parecer e estar o mais próximo dos exames do ENEM. Os alunos foram avaliados em Seminários (Apresentando trabalhos para banca de professores e coordenadores), Avaliações de Área, Avaliações independentes dos componentes das áreas, mas sempre culminando o aproveitamento na área.

Há insatisfações em nossa comunidade, quanto as mudanças, e isto é compreensível, porque foram muitas modificações em muito pouco tempo, e o processo de adaptação é muito lento e paulatino. 

No entanto, procurando ter uma visão mais prática destas mudanças, tivemos momentos positivos: Os alunos foram desafiados a desenvolver a habilidade de projetar trabalhos e apresentá-los e também vincular conteúdos independentes de determinados componentes curriculares a uma área do conhecimento. Os professores, tiveram muito mais trabalho, mas puderam também dedicar um tempo a mais para repensar a prática pedagógica, reunir-se por área e trabalhar em grupo.

A mudança de paradigmas gera, sempre, desconforto, mas à medida que mudamos começamos a perceber que em Educação nada é estático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages