Na noite de ontem, 25 de abril, o vice-prefeito e secretário de saúde municipal Ronaldo Madruga participou de audiência no Ministério da Saúde, em Brasília, sendo que ao participar de uma reunião da CIT (Comissões Intergestores Tripatite) o mesmo encontrou o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Na oportunidade Madruga sabendo que o encontro era de grande interesse para a saúde local, aproveitou e reforçou o conteúdo por ele já tratado no Ministério da Saúde.
Madruga comentou - “Nesta conversa que tive com o ministro, tive a oportunidade de saber e descobrir novos caminhos para a secretaria de saúde. Aproveito e informo que chegando ao Rio Grande do Sul, prontamente, já estarei marcando pauta com o COSEMS (Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul) e CIR (Comissões Intergestores Regionais).
Madruga ainda tem dúvida referente à questão, do destino do dinheiro do financiamento da saúde.
“Os municípios do interior ficam reféns dos grandes centros, não conseguindo acessar a cota estabelecida na PPI. Quem fica na espera são nossos usuários, pacientes” sublinhou.
Para finalizar Madruga salientou que em questão de tempo, uma peleia será formada, e a mesma ajudará Pinheiro Machado, como também os municípios da região.
O que é o Cosems – é uma entidade civil de direito privado sem fins lucrativos com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.
Devido a uma alteração estatutária para adequar-se aos demais Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde do Brasil, Cosems/RS é o nome que substitui a sigla Assedisa/RS.
O Cosems, em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), tem por finalidade lutar pela hegemonia dos municípios. Congrega os secretários e dirigentes municipais de saúde, funcionando como órgão permanente de intercâmbio de experiência. Busca participar das políticas da Saúde em nível estadual e nacional e atua para que a Saúde nos municípios do Estado do Rio Grande do Sul seja a melhor possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.
De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.
Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.
Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.
Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.
Obrigado e não deixe de comentar.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.