Depois do prézinho, o primeiro ano. Como fazer esta transição? - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Depois do prézinho, o primeiro ano. Como fazer esta transição?

Depois do prézinho, o primeiro ano. Como fazer esta transição?

Share This
O papel dos pais é fundamental na hora de fazer a troca entre a educação infantil e o primeiro ano
do ensino fundamental

Este é um momento muito delicado e importante na vida de uma criança e nem sempre a família está consciente disso. Portanto facilitar a adaptação do filho a esta nova etapa é uma tarefa que exige tempo e paciência.

É preciso entender que a criança está indo para um ambiente desconhecido, aos cuidados de pessoas estranhas a ela é envolvida pela atmosfera de importância que o primeiro ano possui. Esse contexto geralmente cria uma expectativa na criança que pode ser geradora de muita ansiedade. Levar o filho para conhecer a futura escola e professora antes das aulas iniciarem pode ser útil para aliviar possíveis fantasias negativas criadas pela criança.

A escolha da nova escola também é fundamental. Esta função faz parte do papel dos pais, que precisam estar atentos para não se deixar levar apenas pela vontade dos filhos, que podem encantar-se com brinquedos e outros atrativos, mas que não tem maturidade para perceber questões fundamentais como se as diretrizes de ação da escola combinam com os valores e conceitos da família e da criança, pois a relação entre família e escola tem que se basear em confiança.

Para que a família se sinta pronta para esta decisão é importante que conheça as alternativas disponíveis. Os pais devem visitar as escolas que consideram sérias com o objetivo de conhecer o projeto pedagógico da instituição e observar o funcionamento do local, por isso é importante que as visitas não sejam em períodos de férias e nem com hora marcada. Nestes momentos também é possível analisar a estrutura, como salas de aula, laboratórios, espaço esportivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages