Pinheiro Machado está em festa 134 anos de história - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Pinheiro Machado está em festa 134 anos de história

Pinheiro Machado está em festa 134 anos de história

Share This
O Município de Pinheiro Machado é um dos mais antigos do Rio Grande do Sul. Até o ano de 1830 pertenceu ao município de Rio Grande, passando a pertencer a Piratini. O povoado teve inicio em 1765 pelo Brigadeiro Rafael Pinto Bandeira, tendo como os primeiros habitantes os açorianos. Tomas Antonio de Oliveira (Nico de Oliveira) e José Dutra de Andrades. Que receberam as sesmarias na Coxilha do Veleda (Serra do Veleda) em 1790.

Conta a lenda, que Dutra de Andrades ao perder a visão, fez uma promessa que se voltasse a enxergar lavando os olhos em uma das cacimbas existentes na localidade, mandaria erguer uma capela em honra a Nossa Senhora da Luz, o que segundo a lenda veio a ocorrer. Após a capela, em 1851 foi criado o curato e, em 1857 foi elevado a freguesia e só então em 1878 a emancipação. Lutaram pela emancipação Florentino Bueno e Silva, José Maria Pinto, João Candido da Rosa, José Virgilio Goulart e Saturnino Arruda.

Cacimbinhas teve seu nome trocado para Pinheiro Machado na gestão do Intendente Ney Lima Costa em homenagem ao Senador Pinheiro Machado que fora assassinado no Rio de Janeiro por Mânsio de Paiva que morava em Cacimbinhas. O Senador Pinheiro Machado se destacou na consolidação do regime republicano, tanto na revolução federalista como com a contribuição que deu para a estabilidade do governo da república.

Localizado num planalto conhecido como Serras do Sudeste, Pinheiro Mahado tem uma altura de 436 metros acima do nível do mar e, possui uma área territorial de 2 milhões 227 mil e 879 quilômetros quadrados, com uma população em torno de 13 mil habitantes. A principal Matriz produtiva do município é a agropecuária, a produção de cimento, a vitivinicultura, florestamento e para um futuro energia eólica.

O município é conhecido além das fronteiras como Capital Nacional da Ovelha pela realização da FEOVELHA a maior Feira e Festa da Ovelha e pela Comparsa da Canção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages