Se as eleições fossem hoje - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Se as eleições fossem hoje

Se as eleições fossem hoje

Share This
As estatísticas atualizadas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul mostram que as mulheres ainda são maioria entre aqueles aptos a participar das eleições em outubro desse ano nos 23 municípios da Zona Sul. Elas representam 52% dos 656.599 votantes. Os números revelam ainda outras surpresas e curiosidades. Analfabetos em condição de ir às urnas, por exemplo, somam 36.511 na região, fatia que soma 5,5% do grupo. E São José do Norte destaca-se entre todos justamente pelo elevado número de eleitores analfabetos. Eles são 15% do total.

Embora as mulheres sejam a maioria dos votantes na região, em 12 cidades (52%) os homens lideram a proporção por gênero. Pelotas e Rio Grande ajudam a explicar essa circunstância. Nas duas localidades elas chegam a 209.423 votos, contra 183.016 possibilidades de voto do sexo masculino.

Entretanto, em pelo menos dois municípios os candidatos não poderão contar, até agora, com a força da intenção feminina como vantagem. Em Aceguá e Pinheiro Machado a diferença delas para eles, respectivamente, é de cinco e seis votos apenas.

Também chama a atenção na tabela do TRE-RS a quantidade de menores que podem ir às urnas em Arroio do Padre e Aceguá. Nos pequenos municípios eles são apenas 23 e 37, nessa ordem, e representam menos de 1% do total. Outras localidades onde os menores não chegam a 50 inscritos são Morro Redondo (47) e Pedras Altas (47).

Esses votos, porém, não devem ser menosprezados (nenhum voto deve ser menosprezado) e ajudam os candidatos das pequenas cidades a se elegerem. Em 2008, por exemplo, no município com o menor número de eleitores da Zona Sul - Pedras Altas - o atual prefeito Gabriel de Lellis Júnior (PSDB) venceu a disputa com 962 votos. Chegou ao Executivo com diferença de apenas 64 votos para o segundo colocado. E surpreendentemente 65 foi o total de brancos e nulos, o suficiente para mudar o rumo da eleição.

Algumas curiosidades do colégio eleitoral da Zona Sul
- Faltam 2.017 registros para Pelotas chegar aos 250 mil eleitores.
- Em Rio Grande, caso 44 novos títulos sejam feitos nos próximos dias, a cidade chegará aos 145 mil eleitores.
- Chuí é a cidade onde se encontra a menor diferença entre analfabetos e menores de idade: 27. Essa diferença em Pelotas, o maior colégio eleitoral da Zona Sul, é de 5.656.
- O município de Cerrito, que se desmembrou de Pedro Osório, tem mais homens eleitores, enquanto em Pedro Osório o total de menores inscritos na Justiça Eleitoral é superior ao de Cerrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages