Rir ainda é o melhor remédio - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Rir ainda é o melhor remédio

Rir ainda é o melhor remédio

Share This
O ditado é velho, mas foi reafirmado por pesquisadores que garantem que o riso auxilia na diminuição do estresse cotidiano

A liberação da endorfina durante o riso é a principal responsável pelo aumento a tolerância a dor causada pela risada. Esta é a conclusão de um estudo realizado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. Um primeiro grupo de voluntários assistiu a vídeos cômicos, enquanto outra metade dos participantes viu programas bem chatos. Após a sessão, os especialistas provocaram sensações dolorosas nas duas plateias. Aqueles que deram gargalhadas puderam suportar até 10% mais dor do que os clinicamente entediados.

Com isso, os pesquisadores perceberam que o humor é capaz de diminuir as dores devido à liberação de endorfina, que é um hormônio que gera euforia, atenuando o incômodo físico e o estresse psicológico. A pesquisa inglesa mostra ainda que existem risadas e risadas em relação à química do bem-estar. Assim, o riso relaxado e social é o único que funciona. Já o polido, que soltamos por educação, não tem efeito nenhum.

O estudo destaca ainda que a risada é uma chave para a intimidade, contato físico e emocional, ou seja, rir nos aproxima. Ele é um meio de comunicação, que provoca um verdadeiro prazer físico e mental.

Especialistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, desvendaram outro elo, dessa vez entre as gargalhadas e o aumento do calibre dos vasos sanguíneos. Os voluntários tiveram que assistir a dois filmes, um violento e outro de comédia.

Os cientistas perceberam que o fluxo de sangue crescia 22% nas risadas e diminuía 35% durante as cenas de tensão. Mas, para ter tal resultado, a pesquisa sugere que seria necessário “rir até chorar”.

A explicação cientifica para tal resultado é que quando os vasos ficam dilatados, a pressão cai e há uma diminuição de outros fatores por trás do risco de doenças cardiovasculares, com isso seu peito vai bater de alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages