Os secretários da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo; do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto; e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, reuniram-se, quinta-feira, com prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul do Estado, em Pelotas, para verificar os prejuízos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias, em especial na produção agrícola, além de levantar dados para que se possa intermediar ações para amenizar as perdas.
Dos 21 municípios que compõe a associação, 18 sofreram danos nas culturas de soja, arroz, milho e na produção leiteira. Entre os municípios que integram a entidade estão Aceguá, Candiota e Pinheiro Machado. Estima-se que os prejuízos já alcancem aproximadamente R$ 450 milhões de reais. Na cultura da soja, as perdas nas lavouras ficam entre 35% a 40%, e na de arroz, cerca de 20%. Em alguns municípios, como Arroio Grande, mais de R$ 100 milhões podem deixar de circular na economia. Outra séria consequência, é a queda na arrecadação municipal.
"Viemos aqui, os três secretários, para trazer a solidariedade do governo e também alinhavar ações para encaminhá-las imediatamente. Sabemos o que representam todas estas perdas, especialmente para quem produz. São 400 mil toneladas da safra de soja perdidas. Qualquer tipo de perda para o produtor sempre é ruim, mas perder por não poder colher é muito triste", disse o secretário Ernani Polo.
Ações
Entre os encaminhamentos definidos, estão o auxílio da Defesa Civil e das secretarias no levantamento das perdas, para a homologação de situação de emergência. Também foi acertada uma reunião imediata com instituições financeiras, para buscar medidas que amenizem os prejuízos de produtores em financiamentos contratados. As demandas serão levadas aos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e do Desenvolvimento Agrário.
"Agora, queremos dar agilidade nos laudos técnicos no levantamento das perdas. É importante também dar encaminhamento de reunião com os agentes financeiros para verificar o que é possível fazer pelos produtores”, salientou o secretário Tarcísio Minetto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.
De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.
Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.
Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.
Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.
Obrigado e não deixe de comentar.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.