As urnas eletrônicas, implantadas no Brasil em 1996 e utilizadas em todo o território nacional desde 2000, podem não ser utilizadas nas eleições municipais do próximo ano.
A informação surgiu após o Diário Oficial da União (DOU) publicar portaria, ontem, apontando para o processo eleitoral manual em todo o país. A justificativa para a decisão, assinada por autoridades como o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta para a escassez de recursos disponíveis para o pleito.
A coluna do Folha do Sul, fez contato com a chefe substituta do cartório da 142ª Zona Eleitoral de Bagé, Antônia da Rosa Albano, para comentar sobre o fato.
Segundo ela, até então, nenhuma notificação oficial havia sido remetida para o órgão local. “Soubemos dessa informação pela mídia nacional, mas ainda aguardamos uma posição definitiva”, frisou.
Antônia, aliás, argumentou que, caso confirmado o não uso das urnas eletrônicas, o processo deve gerar mais trabalho. “Até para treinar mesários e outras pessoas que atuam nas eleições”, destacou.
Porém, para o momento, ela destaca que as tratativas seguem no sentido de utilização do processo eletrônico. “Os preparativos estão acontecendo. Agora em dezembro, entre os dias 9 e 11, por exemplo, teremos um simulado nacional, que servirá para testar as urnas”, adianta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.
De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.
Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.
Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.
Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.
Obrigado e não deixe de comentar.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.