Secretaria da Agricultura divulga lista de municípios com doença de mormo - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Secretaria da Agricultura divulga lista de municípios com doença de mormo

Secretaria da Agricultura divulga lista de municípios com doença de mormo

Share This

Desde o mês de junho, quando um foco inicial foi registrado no município de Rolante, a doença de mormo despertou uma grande preocupação para produtores rurais e criadores de equinos no Rio Grande do Sul. O primeiro animal diagnosticado como positivo pela doença foi confirmado através do exame de western blotting. Desde esse caso, já foram registrados, segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) mais 14 focos da zoonose no Estado, sendo um total de 24 equinos diagnosticados como positivo, estes pelo teste de maleína. Outro animal morreu antes de ser confirmado o mormo. Na última sexta-feira, o equino com suspeita em Bagé teve sangue coletado e passará por contraprova nos próximos dias.
De acordo com a Nota Técnica divulgada na última sexta-feira pela pasta, o teste de maleína é reconhecido como diagnóstico conclusivo e definitivo para esta enfermidade pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).


Alternativa para resultado 
No entanto, como já divulgado pelo FOLHA do SUL, muitos criadores, médicos veterinários e autoridades do segmento da equideocultura, contestam a eficácia do teste de maleína como contraprova final para identificar o mormo. Alguns apontam a grande variabilidade de informação que o exame pode oferecer. Já o teste de western blooting, definido com maior precisão no diagnóstico, pode ser requerido pelo criador que teve um equino identificado como positivo no teste de fixação de complemento. A solicitação deverá ser feita para a Inspetoria Veterinária da região onde está localizado. Assim, a amostra poderá ser enviada ao laboratório que utiliza essa técnica, como o Lanagro, de Pernambuco. Um exemplo de como essa técnica pode encerrar com a suspeita da doença pode ser citado quando o Jockey Club de Porto Alegre, em fevereiro de 2014, foi interditado pela possibilidade da presença do mormo. Na ocasião, a divulgação do laudo negativo pelo exame de western blotting permitiu o fim da interdição.

Box 1 - Suspeitas*
Até o momento 28 suspeitas de mormo foram descartadas
24 propriedades estão sob investigação


BOX 2 – Casos confirmados*

·         Uruguaiana: Um foco com um equino positivo. Animal está isolado e o sacrifício aguarda resolução sobre a notificação recebida de intimação de liminar concedida. Propriedade está interditada e em saneamento.

·         Alegrete: Um foco com um equino positivo. Animal está isolado e o sacrifício aguarda resolução sobre a notificação recebida de intimação de liminar concedida. Propriedade está interditada e em saneamento.

·         Santo Antônio das Missões: um foco com cinco equinos positivos. Todos foram sacrificados no dia 24/09/15. Propriedade está interditada e em saneamento.

·         São Jorge: Um foco com um equino positivo. Animal positivo foi sacrificado em 25/09/15. Propriedade está interditada e em saneamento.

·         Cruz Alta: Um foco com um equino positivo. Animal positivo foi sacrificado no dia 25/09/15. Propriedade está interditada e em saneamento.

·         Boa Vista do Cadeado: Um foco com um equino positivo. Animal positivo foi sacrificado no dia 28/09/15. Propriedade está interditada e em saneamento.

·         Rolante: Um foco com um equino positivo. Animal positivo foi sacrificado no dia 25/09/15. Propriedade está interditada e em saneamento.

·         Nova Ramada: Um foco com um equino positivo. Animal positivo foi sacrificado no dia 29/09/15. Propriedade está interditada e em saneamento.

·         Pelotas: Um foco com um equino positivo. Animal está isolado e o sacrifício aguarda resolução sobre a notificação recebida de intimação de liminar concedida. Propriedade está interditada e em saneamento.

·         Camaquã: Um foco com um equino positivo. Animal positivo foi sacrificado no dia 08/10/2015. Propriedade está interditada e em saneamento.

·         Três de Maio: Um foco com um equino positivo. Animal está isolado e o sacrifício aguarda resolução sobre a notificação recebida de intimação de liminar concedida. Propriedade está interditada e em saneamento.

·         Porto Alegre: Um foco com um equino positivo. O animal com suspeita clínica, teve resultado positivo na Fixação do Complemento veio a óbito antes da realização do teste da maleína. O foco está encerrado, pois havia somente um animal na propriedade que veio a óbito.

·         Rio Pardo: Um foco com um equino positivo. Animal positivo foi sacrificado no dia 13/11/2015. Propriedade está interditada e em saneamento.

·         Cruz Alta: Um foco com oito equinos positivos. Os animais estão isolados. Um sacrifício será agendado para dia 16/11/15 e os demais sacrifícios aguardam resolução sobre as notificações recebidas de intimações de liminares concedidas. Propriedade está interditada e em saneamento.

*Dados divulgados pela Seapi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages