Desde o mês de junho, quando um foco inicial foi registrado no município de Rolante, a doença de mormo despertou uma grande preocupação para produtores rurais e criadores de equinos no Rio Grande do Sul. O primeiro animal diagnosticado como positivo pela doença foi confirmado através do exame de western blotting. Desde esse caso, já foram registrados, segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) mais 14 focos da zoonose no Estado, sendo um total de 24 equinos diagnosticados como positivo, estes pelo teste de maleína. Outro animal morreu antes de ser confirmado o mormo. Na última sexta-feira, o equino com suspeita em Bagé teve sangue coletado e passará por contraprova nos próximos dias.
De acordo com a Nota Técnica divulgada na última sexta-feira pela pasta, o teste de maleína é reconhecido como diagnóstico conclusivo e definitivo para esta enfermidade pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).
Alternativa para resultado
No entanto, como já divulgado pelo FOLHA do SUL, muitos criadores, médicos veterinários e autoridades do segmento da equideocultura, contestam a eficácia do teste de maleína como contraprova final para identificar o mormo. Alguns apontam a grande variabilidade de informação que o exame pode oferecer. Já o teste de western blooting, definido com maior precisão no diagnóstico, pode ser requerido pelo criador que teve um equino identificado como positivo no teste de fixação de complemento. A solicitação deverá ser feita para a Inspetoria Veterinária da região onde está localizado. Assim, a amostra poderá ser enviada ao laboratório que utiliza essa técnica, como o Lanagro, de Pernambuco. Um exemplo de como essa técnica pode encerrar com a suspeita da doença pode ser citado quando o Jockey Club de Porto Alegre, em fevereiro de 2014, foi interditado pela possibilidade da presença do mormo. Na ocasião, a divulgação do laudo negativo pelo exame de western blotting permitiu o fim da interdição.
Box 1 - Suspeitas*
Até o momento 28 suspeitas de mormo foram descartadas
24 propriedades estão sob investigação
BOX 2 – Casos confirmados*
· Uruguaiana: Um foco com um equino positivo. Animal está isolado e o sacrifício aguarda resolução sobre a notificação recebida de intimação de liminar concedida. Propriedade está interditada e em saneamento.
· Alegrete: Um foco com um equino positivo. Animal está isolado e o sacrifício aguarda resolução sobre a notificação recebida de intimação de liminar concedida. Propriedade está interditada e em saneamento.
· Santo Antônio das Missões: um foco com cinco equinos positivos. Todos foram sacrificados no dia 24/09/15. Propriedade está interditada e em saneamento.
· São Jorge: Um foco com um equino positivo. Animal positivo foi sacrificado em 25/09/15. Propriedade está interditada e em saneamento.
· Cruz Alta: Um foco com um equino positivo. Animal positivo foi sacrificado no dia 25/09/15. Propriedade está interditada e em saneamento.
· Boa Vista do Cadeado: Um foco com um equino positivo. Animal positivo foi sacrificado no dia 28/09/15. Propriedade está interditada e em saneamento.
· Rolante: Um foco com um equino positivo. Animal positivo foi sacrificado no dia 25/09/15. Propriedade está interditada e em saneamento.
· Nova Ramada: Um foco com um equino positivo. Animal positivo foi sacrificado no dia 29/09/15. Propriedade está interditada e em saneamento.
· Pelotas: Um foco com um equino positivo. Animal está isolado e o sacrifício aguarda resolução sobre a notificação recebida de intimação de liminar concedida. Propriedade está interditada e em saneamento.
· Camaquã: Um foco com um equino positivo. Animal positivo foi sacrificado no dia 08/10/2015. Propriedade está interditada e em saneamento.
· Três de Maio: Um foco com um equino positivo. Animal está isolado e o sacrifício aguarda resolução sobre a notificação recebida de intimação de liminar concedida. Propriedade está interditada e em saneamento.
· Porto Alegre: Um foco com um equino positivo. O animal com suspeita clínica, teve resultado positivo na Fixação do Complemento veio a óbito antes da realização do teste da maleína. O foco está encerrado, pois havia somente um animal na propriedade que veio a óbito.
· Rio Pardo: Um foco com um equino positivo. Animal positivo foi sacrificado no dia 13/11/2015. Propriedade está interditada e em saneamento.
· Cruz Alta: Um foco com oito equinos positivos. Os animais estão isolados. Um sacrifício será agendado para dia 16/11/15 e os demais sacrifícios aguardam resolução sobre as notificações recebidas de intimações de liminares concedidas. Propriedade está interditada e em saneamento.
*Dados divulgados pela Seapi
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.
De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.
Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.
Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.
Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.
Obrigado e não deixe de comentar.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.