
Segundo levantamento da Sub Comissão de Resíduos Sólidos, a situação no país é preocupante, já que somente 25% dos municípios brasileiros dão a destinação adequada aos seus resíduos.
No RS, dos municípios pesquisados, apenas dez têm Plano de Resíduos Sólidos pronto, 183 municípios ainda estão em fase de elaboração do Plano e 178 nem iniciaram sua elaboração.
Quanto às dificuldades para a elaboração do Plano, 176 municípios têm dificuldades técnicas, 133 dificuldades financeiras e 24 encontraram outros tipos de dificuldades na elaboração.
O que mais preocupa a Sub Comissão e os municípios gaúchos, é que a data prevista pela legislação brasileira exige que todos os municípios criem seus Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos até agosto de 2012 e a Eliminação dos Lixões e Disposição Final Ambiental Adequada até agosto de 2014. Dos municípios gaúchos pesquisados para a implantação do Plano, 311 não tem previsão e 60 implementarão o Plano até 2014.
O deputado afirmou que, como médico, reconhece a importância da destinação correta dos resíduos sólidos e também do saneamento básico para a saúde pública. “Dar uma destinação correta ao lixo é uma forma de economia para municípios, estados e para o país, pois tais iniciativas evitam inúmeras doenças, o que significaria menos gastos com internações, exames, consultas e medicamentos”, enfatizou Pedro Pereira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.
De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.
Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.
Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.
Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.
Obrigado e não deixe de comentar.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.