Obras interditam a velha ponte de ferro em Piratini - PinheirOnline

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Obras interditam a velha ponte de ferro em Piratini

Obras interditam a velha ponte de ferro em Piratini

Share This
O Blog Pinheironline, em contato com técnicos do DAER ainda no mês de abril, havia destacado em suas páginas as obras da ponte do Costa sobre o Rio Piratini na ERS 702 - única via de asfalto que liga Piratini a BR 293.

Uma equipe do DAER se deslocou até o município, na semana passada, dando início à tão esperada obra de recuperação da ponte. Porém o que seria solução se tornou transtorno. A obra impossibilita o transporte da produção de grão - que está no fim - e limita o transporte de passageiros de ônibus.

Outro fator preocupante para a comunidade é a baixa quantidade de funcionários do DAER trabalhando no local. Empresários do município negociaram o reforço com trabalhadores locais, sendo que o principal reforço veio da Metalúrgica Kurz - empresa com sede em Piratini - que deslocou funcionários para auxiliar na colocação das chapas de aço que darão sustentabilidade ao concreto.

Entretanto, a estrada ERS 702 necessita com urgência de uma nova ponte para travessia do rio, pois a que está sendo reformada tem capacidade para 24 toneladas e, por ela, passam caminhões com peso acima do permitido.

A nova ponte

O projeto para a construção da nova ponte, segundo informações de fontes ligadas ao Governo do Estado, está em fase de adequação e deverá ter trâmite em caráter de urgência, para assim serem aprovadas as obras e serem licitadas.

Os transtornos com a recuperação da ponte são inevitáveis, baldeação de passageiros - de empresas que fazem linhas regulares para a cidade-, desvio do transito para estradas de chão batido e atraso no escoamento da safra de grãos para o Porto de Rio Grande. Porém o concerto da ponte se tronou inevitável e deve durar aproximadamente um mês pelo andamento das obras. A comunidade espera que logo seja concluída a reforma, tornando a ponte uma dor de cabeça a menos à população da região em geral.

Cerealista prevê 75 mil de prejuízo

Fredo Westermann é sócio-proprietário de uma empresa de armazenamento de grãos e resumiu sua indignação por ter que a partir de agora liberar seus caminhões carregados com o produto da seguinte forma: “Não durmo mais a noite pensando no que vou fazer”. Ele já fez os cálculos e prevê que somente com pedágio e acréscimo no frete o prejuízo será de 75 mil reais. “Não faz parte desta conta o desgaste dos pneus, combustível, mecânica e as multas que vamos ter que pagar por entregar a soja fora dos prazos” acrescenta Westermann. Com a interdição da ponte será obrigado a escoar pela ERS 265, trecho esburacado, perigoso e com 50Km até o asfalto, para chegar ao porto de Rio Grande.

Mutirão

Diante da situação, Westermann foi até a ponte neste sábado (19) oferecer ajuda objetivando que obra seja concluída antes do tempo previsto. Colocou-se à disposição para dispor seus funcionários, emprestar maquinário adequado, instalar uma estrutura no local para preparar e servir as refeições à equipe e com isso diminuir o intervalo do almoço feito na cidade, tudo do próprio bolso. A ideia do mutirão ganhou força durante a tarde quando o empresário fez contato com a Empresa Kurz, atuante no segmento de metalurgia que abraçou a causa o mesmo fazendo a Associação Comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages