Na sexta-feira e no sábado, aconteceu o carnaval fora de época de Candiota. O evento é promovido pela Prefeitura do município em data diferenciada desde o ano de 2007. Segundo a organização, cerca de 4,5 mil foliões participaram durante os dois dias de festividade. A programação contou com desfiles de blocos e bailes de rua. No sábado, a folia iniciou com a realização de um “aulão” de zumba. Outro destaque da noite foi o desfile burlesco com o bloco "Nóis Trupica Mais Não Cai" e “As Dengosas”. Os bailes de rua foram animados pela banda Fabrício e Camargo e Banda Recanto.
O secretário de Cultura Esporte e Juventude do Município, Gil Deison Pereira, fala sobre a iniciativa da realização do carnaval fora de época. “Desde o ano 2007, realizamos a folia fora de época, pois durante o feriado de carnaval muita gente aproveita para viajar. Então, esta foi a alternativa que encontramos para melhorar a festa na cidade, além de ser uma oportunidade de atrair foliões de outros municípios”, revela.
Para o prefeito Luiz Carlos Folador, a realização da folia só foi possível com redução de despesas. “O carnaval aqui em Candiota sempre é realizado com recursos próprios do município. Este ano enxugamos recursos destinados aos blocos, para garantir a realização da festa, pois se não conseguimos uma edição do evento, diminuiríamos a expectativa da folia para o ano seguinte”, garante.
Conforme Folador, uma pesquisa foi realizada pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul –Famurs, e dos 118 município pesquisados, 94 não realizaram a festa. “A crise que atinge o país fez com que a arrecadação dos municípios diminuísse no ano de 2015, o que fez muitas prefeituras cancelarem o evento”, comenta.
A vendedora Ivani Aparecida Costa, 42 anos, conta que organizou um grupo de 50 pessoas do bairro de Seival, para participar do evento. “Sempre venho e trago a turma. Este ano mais uma vez locamos um ônibus e organizamos a vinda”, destaca. Sobre o carnaval, Ivani salienta que gosta muito. “O carnaval sempre é uma oportunidade de diversão, e quando participamos assim, com pessoas do bem, é melhor ainda”, aponta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.
De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.
Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.
Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.
Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.
Obrigado e não deixe de comentar.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.