Municípios avaliam os impactos ambientais e socioeconômicos da UTE - PinheirOnline

Post Top Ad

demo-image
nth

Municípios avaliam os impactos ambientais e socioeconômicos da UTE

Share This
Responsive Ads Here
Estudos de Impacto Ambiental da Usina Termelétrica Ouro Negro, que envolvem questões socioeconômicas da região (de áreas direta e indireta), biótico, fauna e flora, e arqueológico, serão apresentados para avaliação e discussão da sociedade em três audiências públicas marcadas para a próxima semana emPedras AltasCandiota e Bagé. O empreendimento de 1,2 bilhão de dólares será construído em Pedras Altas e viabilizado pela associação da empresa Ouro Negro Energia com dois grupos chineses, sendo 80% financiado pelo Banco de Desenvolvimento da China.
Trata-se de uma termelétrica com capacidade de produção de 600 MW de potência, divididas em duas unidades, que aproveita o carvão de Candiota para gerar energia. “Compramos da Companhia Rio-grandense de Mineração (CRM)”, informa o presidente da Ouro Negro, Sílvio Marques Dias Neto, ex-prefeito de Pedras Altas. A empresa tem sede em Porto Alegre e o empreendimento será construído em terras próprias, no Polo Regional Carvão Candiota.
Dentro do plano de negócios da usina, a Ouro Negro contratou há um ano a Polar Inteligência e Meio Ambiente, empresa especializada em licenciamento ambiental, para realização dos estudos ambientais exigidos pelo Ibama. Conforme Dias, é um trabalho muito complexo, mas todos os estudos têm resultados amplamente favoráveis à construção da usina termelétrica.
Para minimizar os aspectos negativos foram criados 30 programas de conservação, que envolvem monitoramento e transferências de árvores que, de acordo com o presidente da Ouro Negro, já estão aprovados pelo Ibama. As audiências públicas são parte da tramitação do processo de licenciamento ambiental. Conforme está disponível no site do Ibama, o processo está em andamento e uma diversidade de estudos foi apresentada.
Dias enfatiza que a expectativa é de receber a licença prévia entre 30 e 40 dias após a realização das audiências públicas. O empreendimento depende ainda de leilões de energia promovidos pelo governo federal. O próximo está marcado para o dia 31 de março e a Ouro Negro está pronta para vender energia e iniciar a investimento. A obra da usina vai durar quatro anos, devendo estar concluída em 2020, e gerar três mil empregos diretos no período de construção e 500 diretos quando estiver em operação, por um período mínimo de 25 anos. A construção da usina foi apresentada em setembro do ano passado ao governo do Estado.
As audiências
Dia 26 (terça-feira) - Pedras Altas - 19h, no Ginásio Municipal
Dia 27 (quarta-feira) - Candiota - 19h, Ginásio Municipal
Dia 28 (próxima quinta-feira) Bagé - 19h, salão de atos do Teatro Dom Diogo de Souza
Pedras Altas
O município escolhido
População estimada
em 2015: 2.195
População em 2010: 2.212
Área da unidade
territorial (km²): 1.377,371
Densidade demográfica
(hab/km²): 1,61
Fonte: IBGE
Comment Using!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Comentários em tom ofensivo, ou que acusem diretamente pessoas envolvidas ou não nas postagens não serão publicados.

Obrigado e não deixe de comentar.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Post Bottom Ad

Pages